Baixa foi impulsionada por todos os segmentos, exceto o de alimentos e bebidas, que marcou leve alta de 0,9%.
As vendas do comércio físico brasileiro marcaram queda de 1,5% em março no comparativo com o mês anterior. De acordo com o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, o setor de Veículos, Motos e Peças, foi o que sofreu a retração mais expressiva, marcando -7,8%. O único segmento a registrar aumento foi o de Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas, que, ainda assim, cresceu apenas 0,9%. Confira os dados completos no gráfico abaixo:
Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o comércio ainda não conseguiu voltar aos níveis de venda pré-pandemia e deve continuar enfrentando desafios ao longo do ano. “Com a instabilidade econômica que temos hoje no país, os comerciantes estão encontrando dificuldades para se reerguer, aumentar as vendas e otimizar o fluxo de caixa. Os altos níveis de desemprego, o encarecimento dos insumos e da taxa de juros afetam diretamente o poder de compra dos consumidores brasileiros, tornando o cenário de retomada mais complexo também para os donos de negócios”.
Análise anual mostra aumento de apenas 0,1%
Na comparação ano a ano (março/21 x março/22), a atividade do comércio cresceu 0,1%. O setor de Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática, bem como o de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios, foram os únicos a registrar aumento, marcando 21,1% e 27,4%, respectivamente. Para conferir mais informações e a série histórica do indicador,
clique aqui.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite
www.serasaexperian.com.br
Experian
A Experian é