Baixa foi intensificada, principalmente, pelo setor de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios, que caiu 2,4%
As vendas do comércio físico brasileiro diminuíram em julho quando comparadas ao mês anterior. Após duas altas consecutivas, em maio (2,1%) e junho (2,4%), o índice registrou queda de 1,0%. Segundo os dados do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, os únicos setores que não marcaram redução foram os de Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática, bem como Combustíveis e Lubrificantes. Confira no gráfico a seguir os dados setoriais completos:
Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a economia brasileira ainda passa por momentos de muita instabilidade, tanto para os empreendedores como consumidores. “Os meses de maio e junho deste ano foram impactados positivamente por estímulos financeiros como os saques especiais do FGTS e a antecipação do 13º salário para aposentados. Em julho esses estímulos não aconteceram, afetando o poder de compra do consumidor e, sendo assim, o volume de vendas e fluxo de caixa dos comerciantes”.
Variação Anual
Após ter marcado a maior alta de 2022 em junho (2,5%), a atividade do varejo físico no país teve leve queda de 0,1% na variação anual (jul/2022 x jul/2021). Além do setor de Tecidos, Vestuário Calçados e Acessórios (6,4%), apenas o de Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas também marcou crescimento (1,4%). Os segmentos de Material de Construção e Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática caíram ambos 0,1%, enquanto o de Veículos, Motos e Peças teve o maior tombo, com 3,4%.
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Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas, com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento, relativas a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos varejistas pesquisados. Para a formação da série agregada do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as taxas de crescimento resultantes de cada segmento varejista são ponderadas pelo peso relativo de cada um deles na Pesquisa Mensal de Comércio – Varejo Ampliado, do IBGE, respeitando-se as suas revisões metodológicas.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas.