Indicadores

29 de nov 2022

Vendas do comércio físico crescem apenas 0,6% em semana de Black Friday no Brasil, revela Serasa Experian

No final de semana da data comemorativa o cenário foi pior, com queda de 13,2% As vendas do comércio físico brasileiro tiveram leve alta de 0,6% na semana da data em comparação ao mesmo período do ano anterior (22 a 28/11/2021 x 21 a 21/11/2022). De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, é preciso entender o contexto antes de comemorar esse aumento. “O índice revelou, de fato, um desempenho melhor do que o registrado em 2021, no entanto, essa variação é pouco expressiva e não repõe as perdas do ano passado, além de ainda estar abaixo do patamar pré-pandemia marcado em 2019”. Confira a evolução dos dados no gráfico a seguir: Em relação ao final de semana da Black Friday no país, o varejo físico amargou 13,2% no comparativo com o ano anterior (26 a 28/11/2021 x 25 a 27/11/2022). Essa foi a maior queda da série histórica do índice, iniciada em 2017. Veja as informações no gráfico abaixo: Para o economista, Luis Rabi, uma série de fatores contribuíram negativamente para que a Black Friday venda hoje menos do que vendeu durante a pandemia. “A alta da taxa de juros que encarece o crédito, a inadimplência dos consumidores que diminui o poder de compra e até a própria Copa, em que muitos comércios fecham e as compras feitas são específicas para comemorações durante os jogos, são alguns dos agravantes que podemos listar”.  Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui. Serasa Experian  A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.   Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia. Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br Experian A Experian é

Notícias mais recentes

Mailing icon

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato