No final de semana da data comemorativa o cenário foi pior, com queda de 13,2%
As vendas do comércio físico brasileiro tiveram leve alta de 0,6% na semana da data em comparação ao mesmo período do ano anterior (22 a 28/11/2021 x 21 a 21/11/2022). De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, é preciso entender o contexto antes de comemorar esse aumento. “O índice revelou, de fato, um desempenho melhor do que o registrado em 2021, no entanto, essa variação é pouco expressiva e não repõe as perdas do ano passado, além de ainda estar abaixo do patamar pré-pandemia marcado em 2019”. Confira a evolução dos dados no gráfico a seguir:
Em relação ao final de semana da Black Friday no país, o varejo físico amargou 13,2% no comparativo com o ano anterior (26 a 28/11/2021 x 25 a 27/11/2022). Essa foi a maior queda da série histórica do índice, iniciada em 2017. Veja as informações no gráfico abaixo:
Para o economista, Luis Rabi, uma série de fatores contribuíram negativamente para que a Black Friday venda hoje menos do que vendeu durante a pandemia. “A alta da taxa de juros que encarece o crédito, a inadimplência dos consumidores que diminui o poder de compra e até a própria Copa, em que muitos comércios fecham e as compras feitas são específicas para comemorações durante os jogos, são alguns dos agravantes que podemos listar”.
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador,
clique aqui.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite
www.serasaexperian.com.br
Experian
A Experian é