Indicadores

07 de mar 2022

Segmento de Bancos e Cartões é que mais recuperou dívidas de consumidores inadimplentes, aponta Serasa Experian

Índice revela que 54,6% dos débitos foram ressarcidos pelo setor; o mês de novembro de 2021 teve, ao todo, mais de 11,4 milhões de dívidas pagas. O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian aponta que, em novembro de 2021, o segmento de Bancos e Cartões recuperou de consumidores inadimplentes mais de 5,9 milhões de dívidas (54,6%). Ainda de acordo com o índice, mais de 11,4 milhões de débitos foram pagos pelos brasileiros em até 60 dias (46,7%). Em seguida, na análise por setor, está Utilities com 51,8%, que registrou 3,0 milhões de contas ressarcidas, e Varejo (44,6%), com 1,0 milhão. Veja no gráfico a seguir os dados completos de recuperação de crédito: De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, devido ao cenário econômico do país, em que população vê a necessidade de tomar crédito para conseguir pagar as contas do mês, os consumidores preferem quitar suas dívidas com Bancos e Cartões para ter a confiança destes credores na hora em que precisarem. Além disso, Rabi explica que “a quitação de débitos das contas de água, eletricidade e gás também se torna prioridade, já que é fundamental manter os serviços essenciais para o consumo diário”. Na análise por região, a Sul foi a que teve a maior quitação de dívidas do período, com 54,9%. Ou seja, 5 em cada 10 consumidores pagaram seus débitos após 60 dias de negativação. Na sequência está a Centro-Oeste (48,2%) e a Nordeste com 45,3%. Confira na tabela abaixo os números completos: Metodologia  O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017. Dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que é necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.  Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui. Serasa Experian  A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios,

Notícias mais recentes

Mailing icon

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato