Indicador registrou o pior desempenho da média anual em toda a série histórica, com 54,5% em 2021, revelando o crescente desafio dos consumidores em quitar dívidas negativadas.
Durante o ano de 2021, 54,5% das dívidas de consumidores inadimplentes foram recuperadas em até 60 dias após o mês de negativação. Ainda assim, segundo o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, esse número vem caindo, já que anteriormente as médias anuais foram maiores, de 57,2% em 2020, e 59,2% em 2019. As dívidas contraídas no setor de Bancos e Cartões, bem como no de Utilities, também mostraram piora em relação aos últimos dois anos, apesar de liderarem os níveis de quitação. Confira todos os dados nos gráficos abaixo:
Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, existem diversos fatores que tornaram o desempenho da média de recuperação de dívidas de 2021 o pior da série histórica. “Os mesmos agentes que aumentam a inadimplência causam declínio à recuperação de crédito. No ano passado, os consumidores encontraram um cenário econômico instável, devido à pandemia, e inflacionado, com maiores taxas de juros e altos níveis de desemprego. Por isso, ficou muito mais difícil para a população organizar suas dívidas para tirar o nome do vermelho”.
Ainda na análise da média anual, o percentual de recuperação das dívidas negativadas que foram pagas em até 60 dias varia de acordo com o valor do compromisso financeiro. O índice mostra que as dívidas de mais de R$ 10 mil tiveram o melhor nível de recuperação, com 67,2%. “Os valores mais altos geralmente estão ligados ao financiamento de imóveis ou veículos, por exemplo, que possuem o bem como garantia. Ou seja, para não perder a aquisição os consumidores tendem a priorizar a regulamentação desses pagamentos”, explica Rabi. Confira na tabela abaixo os dados na íntegra:
O recorte por região revelou que, em 2021, o Sul registrou a melhor média percentual de recuperação de crédito, com 57,0%. Em sequência estão: Centro-Oeste (55,7%), Sudeste (54,2%), Nordeste (53,8%) e Norte (51,9%). Para conferir mais informações e a série histórica do indicador,
clique aqui.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas.