Total foi de 50,5% de contas atrasadas que receberam pagamento no período;
Débitos com valores acima de R$ 10 mil foram os priorizados pelas empresas inadimplentes;
Dívidas com até 30 dias de vencimento foram as mais regularizadas.
Em outubro de 2023, do total de dívidas que foram negativadas, 50,5% foram pagas ou renegociadas em até 60 dias após o mês de referência, segundo o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian. Este foi o maior percentual dos últimos 12 meses. Na visão por valores das contas inadimplentes, aquelas acima de R$ 10 mil foram as que registraram maior porcentagem de pagamentos (67,7%). Veja, no gráfico e na tabela a seguir, o levantamento completo:
“A queda de juros e da inflação a partir do segundo semestre de 2023, possibilitaram que os consumidores pudessem também sanar dívidas negativadas, gerando maior estabilidade na inadimplência. Esses pagamentos inquestionavelmente são destinados a empresas que ganham mais caixa e fôlego para liquidarem seus próprios débitos”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
A idade das dívidas mais contempladas em outubro de 2023 foram as que possuíam até 30 dias de vencimento (52,9%) e as com mais de 1 ano (50,5%). Em seguida, ficaram as dívidas com 60 dias (49,1%), depois as com 1 ano (46,7%) e as com 180 dias (37,7%).
Na visão por setores, “Bancos/Cartões” foi o que recebeu mais pagamentos (55,7%) e “Telefonia” com o menor percentual (15,9%). Veja, no gráfico a seguir, a análise completa por segmento:
Piauí lidera a recuperação de crédito das empresas
Ainda segundo o Indicador de Recuperação de Crédito das Empresas da Serasa Experian, o Piauí registrou a maior taxa de recuperação de crédito em outubro de 2023 (73,6%), seguido pela Paraíba, Amapá, Roraima e Pernambuco como o top 5 do ranking. A seguir, a visão com todas as Unidades Federativas (UFs):
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador,
clique aqui.
Metodologia
O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é