Variação anual foi de 15,7%, impulsionada pelo setor de Serviços
O mês de novembro registrou 59 pedidos de recuperação judicial, de acordo com dados do Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian. Em comparação com o mesmo período de 2021, a alta foi de 15,7% com destaque para o setor de Serviços, com 32 requerimentos. Confira as informações completas no gráfico e tabela a seguir:
Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, apesar de terem crescido, as requisições em novembro foram 45% menores do que em outubro. “Isso mostra que as datas comemorativas como a Black Friday e os preparativos para o Natal aqueceram o mercado, dando mais esperança para os negócios sobreviverem. Mas os empreendedores ainda precisam ficar atentos com a evolução da taxa básica de juros e a mudança política prevista para o início do próximo ano, por isso é importante cuidar da saúde do fluxo de caixa e apostar em capacitação para melhorar a atuação”.
Na análise por porte, foram as Micro e Pequenas Empresas que se destacaram no período, com 39 pedidos em novembro. Ainda segundo Rabi, “essa é uma tendência que se consolida, já que as MPEs no Brasil historicamente têm mais dificuldade de sobreviver, principalmente nos primeiros cinco anos de atuação”. Confira todo o levantamento por porte:
Números de falências requeridas é o segundo maior de 2022
Com 95 requisições de falências, novembro também registrou o segundo maior número desde o começo de 2022. O crescimento foi de 41,8% em comparação ao mesmo mês do ano passado e, na variação mensal, a alta alcançou 33,8%. O setor com maior representatividade foi o de Serviços (40), depois Indústria (30), Comércio (24) e Primário (1). Confira as informações na íntegra no gráfico e na tabela abaixo:
Clique aqui e veja a série histórica do indicador na íntegra.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia,