Micro e pequenos negócios têm maior representatividade na alavancagem do índice
São Paulo 25 de março de 2021 – A busca das empresas por crédito cresceu 12,7% em fevereiro de 2021, quando comparada com o mesmo período do ano anterior. De acordo com o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, os empreendimentos do setor de comércio foram os que mais buscaram recursos durante o mês, com aumento de 15,5% ante queda de 9,9% registrada em fevereiro de 2020. O segmento também marcou baixa em janeiro/21, de -1,3%. Confira as variações dos demais setores:
Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o atual cenário de instabilidade econômica é o responsável pelo aumento no mês. “A tomada de crédito com finalidade de manter o negócio produzindo ou vendendo contribuiu com a alta em todos os segmentos. O destaque de crescimento para o comércio pode ser atribuído ao fato de que essa área, junto a de serviços, foi uma das mais afetadas financeiramente desde que a pandemia se instalou no país”.
A análise por porte mostra a maior necessidade das micro, pequenas e grandes empresas em buscar crédito. “As linhas de crédito e o auxílio emergencial, ambos disponibilizados pelo governo, foram primordiais para garantir o fluxo de caixa para essas empresas. No entanto, com a redução do apoio, a demanda por crédito passa a ser um caminho para evitar o fechamento do negócio”, finaliza o economista.
Todas as regiões do país registraram expansão na procura por crédito. O Nordeste fica com o maior percentual (14,3%) e em ordem decrescente estão: Sul (13,5%), Sudeste (12,6%), Centro-Oeste (10,9%) e Norte (9,9%).