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11 de jul 2024

Empresas de grande porte demandaram 5,8% mais crédito em maio, revela Serasa Experian

Visão geral revelou queda de 2,9% na variação anual da busca das companhias por recursos financeiros Em maio no Brasil, a busca geral dos negócios por recursos financeiros registrou uma queda de -2,9% na variação anual, de acordo com dados do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian. O recorte por porte indicou que as Grandes companhias tiveram resultado positivo, com alta de 5,8%, assim como as médias (3,4%), apenas as MPEs tiveram baixa (-3,2%). Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “o comportamento mais homogêneo das medias e grandes são devido uma capacidade melhor de planejamento financeiro e, por isto, apresentam uma evolução menos errática”. Confira a variação anual e a tabela por setores a seguir:   “Essa diminuição no número geral pode ser explicada pela recuperação econômica ainda enfrentar desafios para uma guinada mais positiva, já que voltamos a vivenciar um período de incertezas quanto à condução da política econômica, que acabam por afetar a confiança empresarial e, consequentemente, a procura por financiamentos e empréstimos”, complementa Rabi. Os dados revelaram, ainda, queda em todos os setores, cujo “Comércio” teve a mais acentuada do período (-4,2%), seguida por “Indústria” (-3,6%), “Serviços” (1,9%) e “Demais” (1,4%) que contempla empresas do segmento “Primário”, “Financeiro” e do “Terceiro Setor”. Análise por Unidades Federativas O Amapá foi o estado que, em maio, teve o maior registro de demanda das empresas por crédito (17,7%), e o Rio Grande do Sul o menor (-15,2%). Veja os dados de todas as Unidades Federativas no gráfico abaixo:   Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui. Metodologia do indicador O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal. “Serasa Ponto a Ponto” explica faixas de pontuação Muitos donos de negócios, interessados em melhorar a situação financeira de suas empresas, podem se perguntar: como o Score PJ funciona? Como consultar essa pontuação para companhias? Dá para ter uma nota maior?

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