Indicadores

28 de set 2023

Demanda dos consumidores por crédito tem retração em agosto, revela Serasa Experian

No recorte estadual, apenas duas Unidades Federativas (UFs) apresentaram números positivos Em agosto, de acordo com Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian, a procura dos brasileiros por recursos financeiros teve uma retração de 8,4%, em comparação ao mesmo período de 2022. Confira, no gráfico abaixo, a variação anual dos últimos 12 meses:   “Desde junho do ano passado o indicador de demanda dos consumidores por crédito não registra números positivos. Isso é um reflexo das altas taxas de juros que desencorajam os brasileiros a se comprometerem com dívidas além das quais já possuem. Como era previsto, tivemos uma redução na taxa Selic em agosto, que foi de 13,75% a 13,25% ao ano. Apesar de pequeno, esse corte deve direcionar a uma melhora no quadro inflacionário do país e de forma lenta, mas progressiva, fomentar o consumo de recursos financeiros” explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. Ao analisar pela renda pessoal mensal, os consumidores que recebem mais de R$10 mil tiveram a menor queda (-7,4%), enquanto aqueles que ganham até R$500, registraram a maior (-10,5%). Veja na tabela a seguir o detalhamento completo nesta visão:   Espírito Santo e Santa Catarina foram destaque Ainda segundo o indicador, com exceção do Espírito Santo (2,9%) e Santa Catarina (0,2%), o restante das Unidades Federativas (UFs) apresentaram números negativos. Veja no gráfico a seguir o levantamento completo:   Metodologia do indicador O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal. Serasa Experian A Serasa Experian é uma Datatech, líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Por meio de tecnologia, de inovação e dos melhores talentos, oferece um portfólio completo para a melhor tomada de decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas a prosperarem. Criada em 1968, a Serasa se uniu à Experian Company em 2007. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Notícias mais recentes

Mailing icon

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato