No recorte estadual, apenas duas Unidades Federativas (UFs) apresentaram números positivos
Em agosto, de acordo com Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian, a procura dos brasileiros por recursos financeiros teve uma retração de 8,4%, em comparação ao mesmo período de 2022. Confira, no gráfico abaixo, a variação anual dos últimos 12 meses:
“Desde junho do ano passado o indicador de demanda dos consumidores por crédito não registra números positivos. Isso é um reflexo das altas taxas de juros que desencorajam os brasileiros a se comprometerem com dívidas além das quais já possuem. Como era previsto, tivemos uma redução na taxa Selic em agosto, que foi de 13,75% a 13,25% ao ano. Apesar de pequeno, esse corte deve direcionar a uma melhora no quadro inflacionário do país e de forma lenta, mas progressiva, fomentar o consumo de recursos financeiros” explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Ao analisar pela renda pessoal mensal, os consumidores que recebem mais de R$10 mil tiveram a menor queda (-7,4%), enquanto aqueles que ganham até R$500, registraram a maior (-10,5%). Veja na tabela a seguir o detalhamento completo nesta visão:
Espírito Santo e Santa Catarina foram destaque
Ainda segundo o indicador, com exceção do Espírito Santo (2,9%) e Santa Catarina (0,2%), o restante das Unidades Federativas (UFs) apresentaram números negativos. Veja no gráfico a seguir o levantamento completo:
Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.
Serasa Experian
A
Serasa Experian é uma Datatech, líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Por meio de tecnologia, de inovação e dos melhores talentos, oferece um portfólio completo para a melhor tomada de decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa se uniu à Experian Company em 2007. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.