Apesar da queda, especialista avalia que resultado pode indicar equilíbrio dos negócios após passarem por dificuldades no primeiro ano da pandemia
Dados do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian mostram que a busca das empresas por crédito fechou 2022 com retração de 0,2% no acumulado do ano. O levantamento não indicava queda anual desde 2020, em que foi registrado -4,1%. Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “isso pode ser um indicativo de equilíbrio financeiro entre os negócios que passaram por dificuldades no primeiro ano da pandemia e recorreram mais intensamente ao recurso financeiro em 2021. Em 2022, a alta dos juros e o maior grau de incerteza na economia, afastaram as médias e grandes empresas do crédito. Apenas as micro e pequenas empresas mantiveram estável o seu nível de demanda por crédito em 2022 com relação ao ano anterior”. Confira o levantamento completo no gráfico abaixo:
Fonte: Serasa Experian
Na análise por porte, a queda mais acentuada foi na demanda por crédito das médias empresas (-8,1%), seguida pelas grandes (-4,9%) e as pequenas que fecharam sem nenhuma movimentação de retração ou crescimento. Já na visão por setores, todos, exceto Serviços, terminaram 2022 em declínio. Veja na tabela a seguir os dados detalhados:
Paraná termina 2022 com a maior retração da Demanda das Empresas por Crédito
Pela primeira vez na história, o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian apresentou dados regionalizados por Unidades Federativas (UFs). A análise expõe que o Paraná foi o estado com a maior retração (-14,9%), o Mato Grosso com o maior crescimento do período (5,4%) e Rondônia sem qualquer movimento (0%). A seguir, confira o detalhamento completo por UFs:
Fonte: Serasa Experian
Para conferir a série histórica completa deste indicador,
clique aqui.
Tomada de crédito com responsabilidade auxilia sobrevivência das empresas
Os motivos que levam as empresas a tomar crédito são inúmeras: abrir, de fato, o negócio, ter capital de giro, fluxo de caixa ou apenas realizar um investimento ou melhoria. Para que esse processo seja seguro e não deixar virar um problema em função da incapacidade de pagamento, a Serasa Experian dispõe de produtos e serviços que auxiliam os empreendedores no processo: serviços de monitoramento de CNPJ, ferramentas de renegociação de dívidas e um blog com conteúdo rico e esclarecedor.
Clique aqui e saiba mais!