O percentual foi de 69,3% e economista explica que o efeito pode ser reflexo da queda de juros e da força-tarefa do Desenrola Brasil
Do total de débitos negativados em outubro de 2023, 69,3% foram pagos ou renegociados pelos consumidores inadimplentes em até 60 dias do mês de referência. Os dados são do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian e indicam que este foi o maior percentual dos últimos 12 meses. O setor com a maior parte das dívidas sanadas foi o de “Bancos e Cartões”. Veja, nos gráficos a seguir, os dados detalhados:
“Com a redução dos juros e da inflação no segundo semestre de 2023, os consumidores tiveram a oportunidade de quitar dívidas pendentes, resultando em uma maior estabilidade nos níveis de inadimplência. Os meses de novembro e dezembro também foram o foco do programa Desenrola do Governo Federal, que incentivou os brasileiros a ficarem em dia com seus débitos negativados”, analisa o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Em relação ao valor dos débitos sanados em até 60 dias da negativação em outubro, aqueles com valor acima de R$ 10 mil foram os que tiveram a maior resolução (83,2%) e aqueles de até R$ 500 a menor (66,0%). Veja o levantamento completo desta visão na tabela a seguir:
Visão por Regiões e Unidades Federativas (UFs)
Ainda segundo o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, o Acre surpreendeu como o estado com o maior percentual de dívidas pagas ou renegociadas em até 60 dias após a negativação em outubro de 2023 (77,4%). A visão por regiões revelou o ranking composto pela Sul (72,8%), Nordeste (72,0%), Sudeste (67,7%), Centro-Oeste (67,4%) e Nordeste (67,4%). Veja o levantamento completo por UFs no gráfico abaixo:
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador,
clique aqui.
Serasa: parceira oficial do Desenrola Brasil
Desde fevereiro de 2024, além do acesso por meio da conta
gov.br (utilizando as credenciais de acesso, inclusive no nível Bronze), a ferramenta oficial do Desenrola Brasil pode ser acessada por meio de plataformas de negociação como o
aplicativo e/ou site da Serasa e pelos canais de negociação dos agentes financeiros do programa, veja como:
Entre no site da
Serasa (
www.serasa.com.br) ou baixe o aplicativo nas lojas do
iOS ou