Índice revelou baixa de 14,8% devido a menor adesão dos consumidores de todo o país
O Indicador de Demanda por Crédito da Serasa Experian revelou que, em outubro, a procura pelo recurso financeiro teve a maior retração do ano, de 14,8%, feita a comparação com o mesmo período de 2021. Desde junho, essa foi a quinta queda consecutiva, reforçada por todas as regiões do país. Em destaque, o Centro-Oeste (-20,2%), seguido pelo Nordeste (-16,0%), Sudeste (15,2%), Norte (14,3%) e Sul (9,2%). Confira as informações gerais na íntegra no gráfico abaixo:
Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, mesmo com a retomada econômica que vem acontecendo gradualmente no país, alguns indicadores estão deixando os consumidores mais cautelosos na hora de contrair novas linhas de crédito. “Desde que a taxa Selic passou de 12,75% para 13,25%, de maio para junho deste ano, a busca pelo recurso financeiro começou a cair. Depois disso, a taxa aumentou mais uma vez em outubro, alcançando 13,75%. Dessa forma, ainda que exista a recuperação do poder de compra, o encarecimento dos juros desencoraja a população ao consumo”.
A análise por faixa de renda mensal mostrou que consumidores de todas as classes sociais têm evitado adquirir novas linhas de crédito. A maior queda, de 16,0%, ficou para aqueles que recebem entre R$ 500 e R$ 1.000. Veja a seguir os dados completos:
Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador,
clique aqui.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968,