Indicadores

01 de set 2023

Busca por crédito registra queda de 10,9% julho, indica Serasa Experian

Indicador não marca números positivos desde maio de 2022 e especialista explica que as altas taxas de juros mantém os brasileiros retraídos Dados do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian mostram que em julho, na comparação com o mesmo mês de 2022, houve uma queda de 10,9% na busca por recursos financeiros. O índice não registra números positivos desde maio de 2022. Confira, no gráfico abaixo, a variação anual dos últimos 12 meses: “Os consumidores continuam arredios à tomada de crédito principalmente pelos juros altos que tornam o momento inapropriado para isso. Para que o indicador volte a registrar números positivos, a renegociação de dívidas e o corte de gastos são medidas importantes a fim de conseguir se reorganizar financeiramente”, declara o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. A queda também seguiu no recorte de renda pessoal mensal do indicador, com destaque para a faixa “até R$ 500” com a maior retração (-13,3%) e “mais de R$ 10.000” com a menor (-9,3%). Nenhuma Unidade Federativa (UF) registrou crescimento na busca dos consumidores por crédito. A queda mais acentuada foi observada no Distrito Federal, com -43,9%. Veja no gráfico a seguir o levantamento completo do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian: Metodologia do indicador O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal. Serasa Experian A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia e protege 100 milhões de transações contra fraude por mês,

Notícias mais recentes

Mailing icon

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato