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01 de mai 2024

Busca dos consumidores por crédito registra queda em março, indica Serasa Experian

Pessoas que recebem mais de R$ 10.000 foram as que tiveram a queda mais acentuada no período (-7,4%); O Distrito Federal foi a Unidade Federativa com a maior retração (-16,4%). Dados do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian mostraram que, em março de 2024, na comparação com o mesmo mês de 2023, houve uma redução de -5,6% na busca por recursos financeiros. O índice não registrou números positivos ainda este ano e o último foi apontado em dezembro do ano passado, após queda desde maio de 2022. Confira, no gráfico abaixo, a variação anual dos últimos 12 meses:   Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, apesar dos impactos graduais da diminuição da taxa básica de juros e da inflação, a inadimplência ainda segue alta, o que dificulta a aquisição de recursos financeiros por parte dos consumidores. “O cenário atual exige planejamento e cautela, já que ainda serão necessários alguns meses até que alcancemos resultados favoráveis. Neste momento, é importante que os consumidores interessados em adquirir crédito estejam conscientes da importância do planejamento financeiro”. Análise por renda mensal revela queda em todas as faixas O levantamento ainda mostrou que, na análise por renda mensal, as pessoas que recebem mais de R$ 10.000 registraram a queda mais expressiva do período (-7,4%). Em seguida, estavam aqueles que ganham de R$ R$ 5.000 a R$ 10.000 (-7,0%), de R$ 2.000 a R$ 5.000 (-6,6%), de R$ 1.000 a R$ 2.000 (-5,9%), até R$ 500 (-5,6%) e de R$ 500 a R$ 1.000 (-4,9%). Distrito Federal tem a maior baixa do país As retrações foram observadas em 23 das 27 Unidades Federativas (UFs) do país, com destaque para o Distrito Federal, que registrou baixa de 16,4%. As UFs que se destacaram em março com índice positivo foram Sergipe (4,3%), Alagoas (2,6%), Rio Grande do Norte (1,4%) e Roraima (0,5%). Veja o detalhamento por UF abaixo:   Mais informações disponíveis no site oficial da Serasa Experian. Metodologia do indicador O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100).

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