Pessoas com faixa de renda mensal entre R$ 5 e 10 mil foram as que mais demandaram pelo recurso, com aumento de 13%.
O Indicador de Demanda do Consumidor por Crédito da Serasa Experian revelou que, em maio, a busca pelo recurso financeiro teve crescimento de 11,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com os dados do índice, as maiores faixas de renda mensal impulsionaram a alta, mas o destaque fica para as pessoas que recebem entre R$ 5 e 10 mil, com expansão 13,0%. Confira as informações completas no gráfico abaixo:
Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, as linhas de crédito continuam sendo fortes aliadas da população brasileira para fechar as contas no final do mês. “Os consumidores, mesmo com a alta da taxa de juros, continuam atuando com o modelo de consumo por necessidade e utilizando o crédito para honrar compromissos financeiros, além de complementar o pagamento de itens e serviços prioritários que não puderam ser pagos com o orçamento mensal habitual”.
Além disso, Rabi também explica que as análises para concessão feitas por credores a partir do Cadastro Positivo trazem benefícios à população. “Com as informações da ferramenta, as pessoas podem obter um crédito mais seguro e de melhor qualidade, evitando utilizar o cheque especial por exemplo, que é uma das linhas de crédito com os juros mais altos do mercado”.
A análise por região mostrou que, ainda na comparação ano a ano (mai/22 x mai/21), o Norte foi a área que mais demandou por linhas de crédito, registrando alta de 17,8%. Em sequência estão o Sul (14,5%), Nordeste (11,2%), Centro-Oeste (10,8%) e Sudeste (9,2%). Para conferir mais informações e a série histórica do indicador,
clique aqui.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.