Parcela da população com faixa de renda mensal entre R$ 500 e R$ 1.000 registrou a queda mais expressiva, de 12,1%
O Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian revelou que a busca pelo recurso caiu 11,4% em julho feita a comparação com o mesmo mês do ano passado. De acordo com o índice, essa foi a segunda retração seguida e a maior desde o começo do ano. Além disso, o percentual negativo foi o tombo mais expressivo registrado desde maio de 2020, que teve queda de 20,7%. A diminuição da procura por crédito aconteceu em todas as faixas de renda, principalmente, para aqueles que recebem entre R$ 500 e R$ 1000 mensais. Confira as informações na íntegra nos gráficos a seguir:
Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o encarecimento das linhas de crédito, consequente do aumento da inadimplência e da alta na taxa básica de juros (taxa Selic), que subiu mais de quatro pontos percentuais só em 2022, é um dos fatores que desacelera a procura pelo recurso financeiro. “Os consumidores têm sido mais cautelosos e estão analisando melhor as oportunidades de concessão antes de se comprometer, ainda que essa ferramenta os auxilie a custear suas despesas. Além disso, com o cenário instável da economia as variações de crescimento e queda na demanda por crédito já eram esperadas”.
A procura por crédito diminuiu em todo o país. Principalmente no Sudeste, que teve baixa de 13,9%. A região Nordeste veio em sequência, com redução de 12,9%, em seguida estão: Norte (-10,7%), Centro-Oeste (-5,6%) e Sul (-5,4%).
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador,
clique aqui.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação,