Pessoas com a faixa de renda mensal de R$ 500 a R$ 1.000 tiveram a maior retração
O Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian revelou que, em novembro, a procura pelo recurso caiu 16,7% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Essa foi a queda mais expressiva de 2022, superando a registrada em outubro, de 14,8%.
De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, as pessoas ainda estão com o poder de compra abalado e, em sua maioria, consumindo por necessidade mesmo em épocas de maior apelo do varejo, como a Black Friday. “A inflação e a Selic, que se mantiveram em alta, marcando 13,75% ao ano, devem continuar tornando os consumidores mais cautelosos com a tomada de crédito para gastos não essenciais”. Veja no gráfico abaixo os dados completos:
Os dados mostram que todas as faixas de renda tiveram diminuição na procura pelo recurso financeiro em novembro. Os consumidores que recebem entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais foram os que menos buscaram por linhas de crédito, com queda de 17,8%. Além disso, a demanda daqueles com renda mensal de até R$ 500, também caiu expressivamente, em 17,4%. Confira as informações completas na tabela abaixo:
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador,
clique aqui.
Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.