Indicadores

16 de dez 2022

Busca do consumidor por crédito cai 16,7% em novembro e marca a baixa mais expressiva do ano, aponta Serasa Experian

Pessoas com a faixa de renda mensal de R$ 500 a R$ 1.000 tiveram a maior retração O Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian revelou que, em novembro, a procura pelo recurso caiu 16,7% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Essa foi a queda mais expressiva de 2022, superando a registrada em outubro, de 14,8%. De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, as pessoas ainda estão com o poder de compra abalado e, em sua maioria, consumindo por necessidade mesmo em épocas de maior apelo do varejo, como a Black Friday. “A inflação e a Selic, que se mantiveram em alta, marcando 13,75% ao ano, devem continuar tornando os consumidores mais cautelosos com a tomada de crédito para gastos não essenciais”. Veja no gráfico abaixo os dados completos: Os dados mostram que todas as faixas de renda tiveram diminuição na procura pelo recurso financeiro em novembro. Os consumidores que recebem entre R$ 500 e R$ 1.000 mensais foram os que menos buscaram por linhas de crédito, com queda de 17,8%. Além disso, a demanda daqueles com renda mensal de até R$ 500, também caiu expressivamente, em 17,4%. Confira as informações completas na tabela abaixo: Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui. Metodologia do indicador O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.  Serasa Experian  A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Notícias mais recentes

Mailing icon

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato