Segmento de Combustíveis e Lubrificantes registrou maior expansão do mês.
As vendas do comércio físico brasileiro registraram leve alta de 0,4% em fevereiro na comparação com o mês anterior. De acordo com o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, o setor de Combustíveis e Lubrificantes impulsionou o crescimento do índice superando a média geral com alta de 1,6%. “O aumento desse segmento pode ser influenciado pelo período comemorativo de Carnaval, em que os consumidores tendem a consumir mais o recurso para poder viajar”, explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. Dentre os outros setores, o de Veículos, Motos e Peças revelou estabilidade e apenas o de Material de Construção teve queda, essa de 0,3%. Confira no gráfico abaixo os dados completos:
Ainda de acordo com Rabi, apesar do crescimento registrado em fevereiro deste ano (0,4%), a alta não conseguiu compensar integralmente a retração marcada em janeiro (1,6%). “Os dados do indicador mostram que o varejo continua tentando se reerguer, mas ainda não voltou aos níveis pré-pandemia. A inflação e as taxas de juros expressivas são dois dos principais fatores que têm dificultado a retomada dos empreendedores brasileiros”.
Análise anual revela queda para o comércio físico
Na variação ano a ano (fev/21 x fev/22) a atividade do comércio marcou queda expressiva de 5,0%. Todos os segmentos registraram baixa, exceto o de Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática, que cresceu 5,7%. Para conferir mais informações e a série histórica do indicador,
clique aqui.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite
www.serasaexperian.com.br
Experian
A Experian é