Fintech viabiliza aos credores a comprovação de renda de trabalhadores; investimento deve ampliar acesso aos mais variados tipos de profissionais, também trazendo uma melhor experiência para os usuários
A Serasa Experian, primeira e maior Datatech brasileira, anuncia investimento na Palenca, startup mexicana que chegou ao Brasil ao final de 2022 e está presente em sete países da América Latina. O aporte tem como propósito apoiar a otimização da jornada de crédito e promover a inclusão financeira de profissionais com diferentes tipos de atividade, incluindo aqueles que trabalham dentro do conceito da Gig Economy, ou seja, de maneira informal, temporária ou como freelancer.
A Palenca criou um modelo de negócio B2B2C, em que instituições usam sua API para facilitar a comprovação de renda, por exemplo, dos motoristas e entregadores de marketplaces de serviço – a startup está integrada com as principais plataformas de transporte e delivery do mercado.
De acordo com o vice-presidente de Soluções de Crédito da Serasa Experian, Rodrigo Sanchez, trabalhar sem vínculo empregatício é uma realidade para muitas pessoas que conseguem gerar ou complementar suas rendas dessa forma. No entanto, contratar crédito de qualidade com esse tipo de perfil pode ser desafiador. “Há tempos perseguimos a missão de construir e cultivar um ambiente de crédito saudável, por isso o aporte na Palenca, pioneira em soluções de validação, está de acordo com nossas premissas e deve fomentar a economia como um todo, além de beneficiar muitos brasileiros”.
Para José Carlos Aguilar, co-CEO da Palenca, o Brasil é um país tão diverso quanto grande, o que pode dificultar as análises de crédito por bancos e fintechs de todos os portes. “Cerca de um terço dos trabalhadores da Latam estão aqui, mas a força de trabalho é incrivelmente variada. Estamos animados em encontrar na Serasa Experian o parceiro ideal para nos apoiar nessa expansão local”.
“Este é mais um avanço, parte da estratégia de investimento em startups, que o braço de Venture Capital (VC) da Experian realiza na América Latina. Essa movimentação nos permite conhecer a fundo mercados de alto valor, nos quais queremos atuar como catalisadores de desenvolvimento, estabelecendo parcerias para acelerar o ecossistema e as iniciativas internas. Também seguimos fortalecendo nossas estratégias de investimento e crescimento orgânico como companhia, impulso fundamental que, em conjunto com os aportes e as aquisições, otimiza nossa ambição de democratizar o acesso da população aos recursos financeiros de qualidade”, finaliza o Chief Investment Officer da Serasa Experian, Fabrini Fontes.
Além do investimento, as empresas fecharam um acordo comercial que possibilita combinar a tecnologia da Palenca à inteligência analítica da Serasa Experian para criar soluções inovadoras que atendam às necessidades das empresas relacionadas à análise de renda de trabalhadores.
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Experian Ventures
Experian Ventures é o braço de Venture Capital da Experian PLC, empresa líder mundial em serviços de informação. Fundado em 2016, tem a premissa de que a inovação no mundo de hoje é impulsionada por dados e tecnologia, dependendo da força criativa dos empresários. Por isso, nossa equipe de especialistas ajuda as empresas a alcançarem seus objetivos com capital de investimento e parcerias estratégicas em todo o mundo. A companhia está sediada no Vale do Silício e na Califórnia, além de ter escritórios em Londres, Cingapura, Costa Mesa e São Paulo.
Palenca
A Palenca é a líder de serviços de Income Verification na América Latina. Originalmente do México, a fintech foi parte da Y Combinator, o principal programa de aceleração de startups do mundo, no Vale do Silício em 2021. No mesmo ano, a Palenca captou uma rodada de investimento Seed com investidores institucionais dos EUA, o que possibilitou sua expansão para outros países da América Latina como Colômbia, Argentina e Chile.
Ao final de 2022 a companhia desembarcou no Brasil, com um escritório em São Paulo, e desde sua chegada colecionou aprovações de importantes ecossistemas locais como da Endeavor Scale-Up, do Pinheiro Neto Acceleration Program e do Cubo Itaú.
Atualmente com mais de 50 clientes em 8 países diferentes, a API da Palenca – através dos dados efetivos de emprego e renda que fornece – já validou informações de milhões de trabalhadores, apoiando a construção de um sistema financeiro mais justo e inclusivo.