São Paulo, 07 de janeiro de 2019 – Segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio - Natal 2018 -, as vendas no período cresceram, mas ainda estão abaixo do patamar de 2013. Apesar da alta acumulada dos dois últimos anos (2018 e 2017), de 9,6%, os três anos seguidos (2016/15/14) acumularam queda de 11,7%. Assim, as vendas de Natal ainda estão num patamar 3,2% menor que 2013.
Durante a semana da data comemorativa, de 18 a 24 de dezembro, as vendas subiram 3,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. No final de semana do Natal (21 a 23 de dezembro), houve aumento de 3,6% em todo o país na comparação com o final de semana equivalente ao do ano anterior (22 a 24 de dezembro de 2017).
Na cidade de São Paulo, as vendas realizadas na semana do Natal subiram 3,4% ante a mesma semana do ano passado. No final de semana da data, as vendas aumentaram 3,0% em relação ao período equivalente ao ano anterior.
Para os economistas da Serasa Experian, o desemprego e a inadimplência ainda em patamares elevados aliados ao baixo dinamismo da economia impediram um desempenho mais positivo para as vendas de Natal de 2018.
Veja abaixo a série histórica:
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian. Foram consideradas as consultas realizadas no período de 21 a 23 de dezembro de 2018 e comparadas às do período de 22 a 24 de dezembro de 2017. Para a semana, foram consideradas as consultas realizadas no período de 18 a 24 de dezembro de 2018 e comparadas ao mesmo período de 2017.