Nova ferramenta, específica para Probabilidade de Sinistro de Roubo e Furto de automóveis, pode ampliar acesso ao melhorar a precificação dos riscos
Utilizando o novo modelo seguradoras podem economizar cerca de 10% do valor total em sinistros pagos
A Serasa Experian acaba de potencializar o mercado de seguros com o lançamento da solução de Probabilidade de Sinistro de Roubo e Furto, que possui atuação específica para o segmento de automóveis. A ferramenta, desenvolvida pelo DataLab – laboratório de dados da companhia, entrega uma pontuação que estima o nível de risco que cada pessoa tem de ter seu carro roubado ou furtado. A nova abordagem do modelo, que utiliza diversas fontes de dados para a composição da análise dos perfis, atinge uma taxa de performance de 72%, representando um ganho de 5 pontos percentuais frente a ferramentas menos personalizadas que estão disponíveis no mercado atualmente.
Previsões estatísticas enriquecidas com informações de maior acurácia sobre roubo e furto de veículos, como dados de mercado, do setor segurador e de segurança pública, são capazes de otimizar o funcionamento de modelos preditivos, melhorando a categorização dos perfis de risco. Além disso, muitos brasileiros devem se beneficiar, pois a identificação mais precisa daqueles que têm menor risco pode permitir a concessão de apólices com valores mais atrativos.
“Ao identificar o índice de risco entre os grupos de contratantes, as seguradoras podem tomar decisões com mais embasamento e eficiência financeira. A solução, ligada ao setor automotivo, traz a probabilidade de um veículo ser roubado ou furtado, viabilizando a melhor gestão da carteira de clientes para estipular valores de apólices mais aderentes a cada perfil e impulsionar uma operação rentável”, explica o diretor do DataLab da Serasa Experian, Olivier Devaux.
Seguradoras e consumidores podem ser beneficiados com novo modelo preditivo
Com a utilização da ferramenta de Probabilidade de Sinistro de Roubo e Furto, testes mostraram que as empresas de seguros poderiam reduzir em cerca de 10% o valor geral de sinistros pagos.
Se olharmos apenas para os perfis de pontuação mais alta, que oferecem menos risco, a ocorrência de sinistros pagos pode ser reduzida em até 78,9%, aumentando as margens das seguradoras, já que estariam olhando para um grupo com menor probabilidade de recorrer ao pagamento do sinistro.
É importante evidenciar que os consumidores também serão beneficiados, já que a solução traz mais transparência na análise, fazendo com que um contratante de seguro possa,