Segmento mais impactado foi o de Bancos e Cartões.
Um recente levantamento da Serasa Experian aponta que um brasileiro é alvo de golpistas a cada 9 segundos. Os dados mostram que durante o mês de abril, 298.964 brasileiros foram vítimas de tentativas de fraude. O número representa estabilidade se comparado ao mesmo período de 2021, quando foram registradas 298.432 tentativas de fraude. Veja os números totais no gráfico abaixo.
O segmento mais impactado foi o de Bancos e Cartões com 54,4% das tentativas. Em segundo lugar, estão as Financeiras, com 17,8%. O seguimento de Serviços foi responsável por 13,7% das ações dos fraudadores. No Varejo as tentativas de fraude representam 11% do total das investidas dos criminosos. O setor com o menor índice é o de Telefonia, que configura apenas 3%.
De acordo com o Head de Produtos de Verificação de Identidade e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, é necessário redobrar os cuidados no compartilhamento de dados. “Os fraudadores são muito ágeis para desenvolver métodos onde conseguem ter acesso aos dados dos usuários. É fundamental que as empresas ofereçam mecanismos de segurança para seus clientes, mas o consumidor também deve ter cuidado ao disponibilizar e compartilhar suas informações pessoais.”
O levantamento ainda mostra que 52,2% das tentativas de golpe aconteceram na região Sudeste. No Nordeste aconteceram 17,5% das ações. A região Sul ocupa o terceiro lugar, com 15,3% das tentativas. Centro-Oeste registrou 8,9% do total das investidas e Norte 6,1%.
Em relação à faixa etária, o grupo que enfrentou o maior número de ações dos golpistas foi o de pessoas de 36 a 50 anos, com 36,1%. Em seguida, o percentual de 27,5% representa o público de 26 a 35 anos. Pessoas de 51 a 60 anos foram alvo de 14% das tentativas. Com 11,5%, o grupo até 25 anos aparece em quarto lugar e, por último, estão as pessoas acima de 60 anos sendo alvo de 10,9% das ações.
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Empregamos cerca de 20.000 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.