Estudos Especiais

19 de mar 2025

Pagamento de dívidas: empresas brasileiras quitam 38,0% das dívidas, aponta Serasa Experian

  • Resultado de outubro de 2024 é 12,5 pontos percentuais menor que o registrado no mesmo mês de 2023;
  • Contas de até R$ 500 tiveram a maior taxa de regularização (49,2%).

De acordo com o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, as empresas brasileiras quitaram, em outubro de 2024, 38,0% das dívidas negativadas em até 60 dias após o mês de referência, ou seja, até dezembro. O resultado representa uma queda de 12,5 pontos percentuais em relação a outubro de 2023, quando o índice foi de 50,5%. Veja, a seguir, o levantamento dos últimos 12 meses:

“O ambiente restritivo de juros impactou a capacidade das empresas de regularizar suas dívidas. Desde agosto houve uma redução na recuperação de crédito, isso sinaliza a necessidade de estratégias mais eficazes de renegociação. Na ausência de acesso a linhas de financiamento – seja pela disponibilidade ou pelo custo – a extensão do prazo de pagamento pode ser uma alternativa”, analisa a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack.

Entre os diferentes valores de dívida, as de até R$ 500 foram as mais regularizadas, com 49,2% de pagamentos. Confira os dados comparativos na tabela abaixo:

A análise por setor revelou que “Utilities” foi o segmento que recuperou mais crédito (45,0%), seguido por “Varejo” (44,4%). Veja os dados nos gráficos abaixo:

No recorte por Unidades Federativas (UFs) o melhor percentual de recuperação de crédito foi registrado pelas empresas do Piauí (62,9%). Em seguida, destacaram-se as empresas do Espírito Santo (54,9%) e Maranhão (53,7%). Veja no gráfico abaixo os dados estaduais:

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Limpa Nome PJ 

As PMEs possuem agora um portal exclusivo para renegociação das suas dívidas com melhores condições, o Limpa Nome PJ. Neste portal, além das negociações é possível ter acesso a diversos outros serviços. Para consulta do seu Score PJ, realização de outras tarefas de gestão ou para limpar seu CPNJ, aprimorando a saúde financeira do seu negócio, acesse: https://empresas.serasaexperian.com.br/limpa-nome.

Solução Serasa Experian para Recuperação de dívidas 

Recuperar crédito pode ser um processo difícil, principalmente quando a empresa precisa cobrar seus clientes inadimplentes ou está com dificuldades financeiras para cumprir com os compromissos financeiros firmados com credores, parceiros e fornecedores. Ter um bom processo de recuperação de crédito é a saída, pois garante que a saúde financeira do negócio não seja prejudicada. Para isso, é necessário entender o perfil dos devedores, as regras de cobrança e as legislações vigentes para não gerar problemas maiores.

Com a solução de Recuperação de Dívidas da Serasa Experian, desenvolvida exclusivamente para pequenas e médias empresas, os empreendedores economizam tempo e dinheiro, além de evitar desgastes por conta de inadimplência. Mais informações estão disponíveis aqui.

Metodologia

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.

Notícias mais recentes

Mailing icon

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato