Uso de solução automatizou os processos e trouxe mais agilidade e segurança para o aumento do limite dos clientes; ferramenta auxiliou companhia a adequar prazos de pagamento durante pandemia.
A Serasa Experian foi a escolhida pela Bunzl, empresa britânica que comercializa produtos de higiene e limpeza, hospitalares e odontológicos e EPI (equipamentos de proteção individual) para apoiá-la em sua estratégia de crescimento no Brasil. A solução da Serasa Experian utilizada automatiza os processos de análise de crédito e foi adotada na área de higiene e limpeza, gerando um aumento de 300% na capacidade de checar as informações para oferta de recursos financeiros a compradores, que podem ser indústrias, prestadores de serviço, hospitais, profissionais de saúde, lojistas e distribuidores. A ferramenta ainda trouxe uma redução do tempo das análises, indo de um SLA de 24 horas para apenas 7 minutos no caso das aprovações automáticas de crédito, que já representam 83% do total dos cadastros de novos clientes e revisão de limite de crédito.
A utilização da plataforma e a consultoria da Serasa Experian permitiram ainda a companhia a continuar apoiando a sociedade nas necessidades durante a pandemia de Covid-19. Com o crescimento de 26% na base de clientes no período, os pedidos de crédito cresceram e houve a necessidade de adequação do tempo para pagamento, uma vez que muitos clientes enfrentaram dificuldades financeiras. Graças à precisão das informações e agilidade na análise, foi possível expandir em cerca de 30 dias esse prazo.
“A ferramenta da Serasa Experian nos trouxe mais segurança nas análises e mais agilidade na tomada de decisão, impactando positivamente o negócio e a relação com as outras áreas da companhia. Nossos clientes também foram beneficiados, principalmente aqueles com quem já tínhamos relacionamento e desejavam aumentar seu limite de crédito conosco”, comenta Fernando Delgado, supervisor financeiro.
“Essa solução vem apoiando a empresa, não só com relação a automação da análise de risco, mas também na de efetivação de novos negócios. Atualmente o departamento comercial consegue realizar automaticamente o cadastro do cliente e obter aprovação do limite crédito em cerca de 7 minutos, o que antes era realizado manualmente com um SLA de 24 horas, isso gerou grande aderência e confiança da nova política e ferramenta pelo departamento comercial.”, menciona Leonardo Vieira Head de Finanças e Operações do segmento de Higiene e Limpeza.
Agora, a área comercial pode checar o CNPJ e principais informações relevantes para avaliação de crédito dos potenciais clientes antes da negociação e ter a informação em alguns minutos,