29 de jan 2025
Busca das empresas por crédito fecha 2024 com alta de 2,3%, impulsionada pelas grandes companhias, aponta Serasa Experian
- 22 Unidades Federativas (UFs) tiveram crescimento na busca pelo recurso financeiro, com destaque para o Espírito Santo (11,8%);
- O setor que engloba as categorias “Primário”, “Financeiro” e “Terceiro Setor” foi a que mais demandou crédito em 2024 (10,0%).
O Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, registrou aumento de 2,3% no acumulado de 2024 em comparação a 2023. Os grandes negócios impulsionaram o índice e fecharam o ano com 4,8% da busca pelo recurso financeiro. Em seguida, estavam as médias empresas com 3,2% e os empreendedores de pequeno porte com 2,3%. Confira, no gráfico a seguir, o detalhamento dos últimos 10 anos e a tabela de comparação 2023 x 2024 por porte:
“A atividade econômica aquecida e, eventualmente, a necessidade de capital para expansão são fatores que impulsionaram a demanda das grades empresas por crédito em 2024, apesar do ambiente desafiador dos juros. A gestão financeira mais estruturada das grandes permite uma tomada de decisões mais calculada sobre o endividamento. Para as micro e pequenas empresas o ambiente de crédito acaba sendo mais restritivo. Entretanto, houve crescimento de 2,3% na demanda pelo crédito em 2024 refletindo o ambiente econômico positivo. O efeito do atual ciclo de elevação dos juros, que começou em setembro/24, impactará de maneira relevante essa dinâmica ao longo de 2025”, explica a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack.
Na comparação por setor, a categoria “Demais”, que engloba “Primário”, “Financeiro” e “Terceiro Setor” foi o que apresentou maior crescimento na demanda por crédito durante o ano (10,0%). O segmento do “Comércio” registrou o menor (0,4%). Veja os dados na tabela a seguir:
Na análise por região, 22 Unidades Federativas (UFs) tiveram crescimento na busca pelo recurso financeiro. Espírito Santo foi o destaque (11,8%), seguido por Amapá (7,0%), Rondônia (6,1%), Tocantins (5,5%) e Santa Catarina (4,8%). A maior retração foi sentida pelas empresas do Distrito Federal (6,7%). Veja, a seguir, o detalhamento por UFs:
Variação anual também registra alta
O mês de dezembro de 2024 marcou crescimento de 5,0% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, com as micro e pequenas empresas puxando o aumento na demanda por crédito (5,4%). Veja o levantamento no gráfico e na tabela a seguir:
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.
Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.
Limpa Nome PJ
As PMEs possuem agora um portal exclusivo para renegociação das suas dívidas com melhores condições, o Limpa Nome PJ. Neste portal, além das negociações é possível ter acesso a diversos outros serviços. Para consulta do seu Score PJ, realização de outras tarefas de gestão ou para limpar seu CPNJ, aprimorando a saúde financeira do seu negócio, acesse: https://empresas.serasaexperian.com.br/limpa-nome.

Entre no nosso mailing
E-mail cadastrado com sucesso
Erro ao cadastrar

Porta-vozes
Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Indicadores econômicos
Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.