Estudos Especiais

12 de mar 2025

Acerto de contas: Consumidores pagaram 57,9% das dívidas negativadas em outubro em até 60 dias, revela Serasa Experian

  • 57,9% das dívidas foram pagas ou renegociadas e contas acima de R$ 10 mil tiveram maior índice de quitação (70,6%);
  • Setor de "Utilities" liderou os pagamentos (68,0%), enquanto as securitizadoras tiveram menor índice (2,6%).

Dados do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, revelaram que 57,9% das dívidas negativadas em outubro de 2024 foram pagas ou renegociadas pelos consumidores inadimplentes em até 60 dias da negativação, ou seja, até dezembro. Quando analisados os valores das dívidas, os compromissos acima de R$ 10 mil apresentaram a maior taxa de pagamentos no período (70,6%). Veja, nos gráficos abaixo, a visão do indicador dos últimos 12 meses e o recorte por valor da dívida:

“A queda de 3,5 pontos percentuais em relação a setembro na recuperação das dívidas reforça a dificuldade das pessoas em acertar suas contas diante do contexto de alta taxa de juros e aceleração da inflação, o que impacta diretamente a capacidade financeira das famílias, tornando a recuperação de crédito um desafio”, afirma a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack.

Setor de "Utilities" lidera pagamentos

Na análise setorial, o segmento de "Utilities", que engloba contas de consumo como água, luz e gás, foi o mais priorizado pelos consumidores na hora de quitar seus débitos (68,0%). Por outro lado, as securitizadoras, empresas que compram carteiras de dívidas para posterior cobrança, tiveram a menor taxa de recuperação, com 2,6% das dívidas pagas. Veja, no gráfico a seguir, a visão completa com a comparação do mesmo mês em 2023:

Regiões Sudeste e Sul destacam-se na recuperação de crédito

Entre as regiões do país, a Sudeste e a Sul registraram os melhores índices de pagamentos, com 60,6% e 60,5% das dívidas de outubro sendo regularizadas em até 60 dias, respectivamente. Na sequência vieram o Nordeste (59,2%) e o Norte (48,8%). O Centro-Oeste teve o menor índice de recuperação (47,1%). Confira os percentuais por Unidades Federativas (UFs) no gráfico a seguir:

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, acesse.

Metodologia

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.

Notícias mais recentes

Mailing icon

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato