Segmento de “Veículos, Motos e Peças” puxou o crescimento (1,5%)

Julho foi marcado por uma alta de 0,6% nas vendas do varejo físico brasileiro, de acordo com os dados do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian. Este foi o quinto mês de 2024 que apresentou crescimento, o que mostra sinais de recuperação econômica do comércio, segundo o economista da datatech Luiz Rabi. Veja, no gráfico abaixo, a variação mensal dos últimos 12 meses:

“Apesar das flutuações observadas nos meses anteriores, a consistência do crescimento em julho pode ser atribuída à melhoria da confiança do consumidor, ao aumento dos índices de emprego e à expansão do crédito. Esses elementos, juntamente com a injeção de estímulos fiscais, criaram um ambiente propício para que o varejo físico não apenas se recuperasse das quedas anteriores, mas também estabelecesse uma base sólida para crescimento contínuo no segundo semestre do ano”, avalia o Luiz Rabi.

Na análise por setor, com exceção de “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios”, todas as categorias registraram números positivos, e o segmento de “Veículos, Motos e Peças” expressou o melhor desempenho, com 1,5%. Confira os dados completos no gráfico abaixo:

Variação anual

Ainda segundo o levantamento, a variação anual do Indicador de Atividade do Comércio revelou um aumento de 3,3% em relação a julho de 2023. Nesse contexto, o setor de

“Combustíveis e Lubrificantes” marcou alta de 9,2%, seguido por “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios” (5,7%), “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” (3,0%), “Veículos, Motos e Peças” (2,1%) e “Material de Construção” (0,2%). Veja, a seguir, a variação anual do indicador com histórico dos últimos 12 meses:

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas, com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento, relativas a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos varejistas pesquisados. Para a formação da série agregada do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as taxas de crescimento resultantes de cada segmento varejista são ponderadas pelo peso relativo de cada um deles na Pesquisa Mensal de Comércio – Varejo Ampliado, do IBGE, respeitando-se as suas revisões metodológicas.

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.