Setor de “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios” foi o que registrou maior crescimento no período (2,0%)

Os dados do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian mostram que, em maio, as vendas do varejo físico brasileiro registraram queda de 0,7% na comparação com o mês anterior. Na visão por setores, três dos seis segmentos que tiveram alta foram: “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios” (2,0%), “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” (0,7%) e “Combustíveis e Lubrificantes” (0,4%). Veja os dados completos nos gráficos abaixo:

Gráfico da Serasa Experian com a variação mensal do indicador atividade do comércio atualizado até maio de 2024

Tabela da Serasa Experian com dados sobre o indicador atividade do comércio dividido por setor atualizado até maio de 2024

“A redução nas vendas registrada em maio foi puxada pelos setores mais sensíveis ao crédito. Isto pode ter sido um reflexo da elevação das taxas de juros de médio e longo prazos, que entram na formação do custo do crédito, por causa do recente acirramento das incertezas quanto à condução da política fiscal. Além disto, grande parte da população segue inadimplente e a opção por fazer novas aquisições acaba ficando em segundo plano”, explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Variação anual mostrou aumento

No comparativo entre maio deste ano e o mesmo mês de 2023, o crescimento das vendas do comércio físico foi de 3,1%. Veja, a seguir, a variação anual do indicador com histórico dos últimos 12 meses:

Gráfico da Serasa Experian com a variação anual do indicador atividade do comércio atualizado até maio de 2024

Nesse cenário, o setor de “Combustíveis e Lubrificantes” teve a maior expansão, de 7,9%, seguido pelo de “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios”, que cresceu 5,6%, “Veículos, Motos e Peças” (4,9%) “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” (2,3%) e “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” (2,3%). O setor de “Material de Construção” foi o único que apresentou retração no período (-1,7%). Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas, com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento, relativas a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos varejistas pesquisados. Para a formação da série agregada do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as taxas de crescimento resultantes de cada segmento varejista são ponderadas pelo peso relativo de cada um deles na Pesquisa Mensal de Comércio – Varejo Ampliado, do IBGE, respeitando-se as suas revisões metodológicas.

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.