- Este é o maior número de 2023 e corresponde a um aumento anual de 51,4%;
- Micro e pequenas empresas lideraram o crescimento;
- Pedidos de falência tiveram queda de 14,1% frente a 2022.
Segundo os dados do Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian, outubro de 2023 registrou o total de 162 requisições, representando um crescimento de 19,1% nos pedidos de recuperações judiciais em comparação ao mês anterior. Em relação a 2022, o aumento foi de 51,4%. Esse foi o número mais alto do ano até agora. A seguir, confira o gráfico com as informações mês a mês:
“O incremento nas solicitações de recuperações judiciais é reflexo do crescimento de organizações que se viram diante da iminência da insolvência devido à acumulação significativa de débitos vencidos. Para evitar essa conjuntura, as empresas devem buscar prontamente a reorganização de seus recursos financeiros, o que implica em negociações com os credores e na implementação de estratégias para ampliar a receita e cumprir com os compromissos financeiros. Adicionalmente, é observado que as micro e pequenas empresas desempenharam um papel proeminente nesse cenário de elevação”, explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Ainda segundo o levantamento, as “Micro e Pequenas” empresas puxaram a alta das recuperações judiciais (113), seguido das “Médias” (33) e “Grandes” companhias (16). Na visão por setores, “Serviços” foi responsável pelo maior volume das requisições. “Comércio” ficou em segundo lugar e, em sequência, estavam os setores “Primário” e “Indústria”. Confira a seguir os números detalhados:
Queda de 14,1% nos pedidos de falências
Foram registrados 61 pedidos de falências de companhias em outubro, redução de 15,3% em comparação com o mês anterior e de 14,1% em relação ao mesmo período de 2022. Na visão por porte, foi o de “Micro e Pequena Empresa” que teve a maior marcação (34), seguida por “Média Empresa” (16) e “Grande Empresa” (11). No recorte por setores, o “Primário” não marcou solicitações, já “Serviço” apontou 26, “Comércio” 19 e “Indústria” 16.
Serasa Experian ajuda empreendedores contra a inadimplência
Um dos principais motivos para as empresas terem dificuldade em pagar suas dívidas é por sofrerem inadimplência de seus próprios clientes. Por isso, a ferramenta da Serasa Experian de Recuperação de Dívidas dos clientes possui todo um aparato de cobrança, negativação e ganho de eficiência com mais agilidade. Tudo isso respaldado pela base nacional de negativados da Serasa Experian e que preza pelo bom relacionamento entre empresas e consumidores. Mais informações estão disponíveis na página oficial da Serasa.
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações Judiciais é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.