- Entre as dívidas quitadas, setor de “Utilities”, que contempla contas de água, gás e energia, foi a prioridade no período, com 73,5% dos débitos.
- Bancos e Cartões vêm em segundo lugar, com 69% dos débitos pagos.
Dados do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian revelaram que, do total de dívidas negativadas em fevereiro deste ano, 62,8% foram pagas ou renegociadas pelos consumidores inadimplentes em até 60 dias do mês de referência. O número representa uma alta de 3,1 pontos percentuais em relação ao mês anterior e também um pequeno avanço sobre o mesmo período do ano passado. Confira os dados dos últimos 12 meses no gráfico abaixo:
“A recuperação de crédito no Brasil tem apresentado uma tendência positiva, impulsionada pela redução das taxas de juros e a inflação controlada, que favorece aos consumidores honrar seus compromissos financeiros. Além disso, o programa Desenrola, implementado pelo Governo Federal, tem desempenhado um papel crucial ao incentivar os brasileiros a regularizarem suas dívidas negativadas, oferecendo condições mais acessíveis para a quitação dos débitos. A melhoria na recuperação de crédito tem sido consistente ao longo do ano e a expectativa é que essa tendência continue”, comenta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Na análise por setores, o segmento de “Utilities”, que contempla contas de água, gás e energia, foi o mais elegido pelos brasileiros na hora de liquidar os débitos (73,5%). O de “Bancos e Cartões” ficou em segundo lugar, com 69,0% dos débitos liquidados em até 60 dias do vencimento em fevereiro. Veja na tabela abaixo as informações dos segmentos na íntegra:
Encargos com valor acima de R$ 10 mil foram os mais regularizados
Ainda em fevereiro, olhando para o recorte de valor das dívidas, aquelas acima de R$ 10.000 (78,4%) foram as mais quitadas por consumidores inadimplentes em até 60 dias do vencimento em fevereiro. Em seguida, estavam as entre R$ 2.000 e R$ 10.000 (63,0%), aquelas até R$ 500 (62,2%) e as de R$ 500 a R$ 1.000 (61,0%). Por último, ficaram as contas entre R$ 1.000 a R$ 2.000 (58,7%).
O indicador também mostrou que o método mais usado para entrar em contato com os clientes foi por meio digital, correspondendo a 69,2%, enquanto o tradicional envio de cartas alcançou uma proporção de 53,8%.
Consumidores do Acre foram os que mais sanaram dívidas em fevereiro
O indicador revelou também que, de todas as Unidades Federativas (UFs) do país, o Acre foi a que registrou a maior taxa de pagamentos de débitos inadimplidos (72,1%). Em seguida estava o Rio Grande do Sul (70,6%), Sergipe, (70,4%); Ceará (69,1%) e Paraíba (68,7%) Confira o recorte completo por UFs abaixo:
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, acesse.
Metodologia
O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.
Serasa Experian
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Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
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