• Setor de “Bancos e Cartões” foi prioridade de pagamentos no período (69,4%);
  • Contas com 30 dias de atraso foram as mais negociadas (76,8%).

Dados do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, revelaram que, do total de dívidas negativadas em abril de 2024, 60,8% foram pagas ou renegociadas pelos consumidores inadimplentes em até 60 dias do mês de referência. O número representa uma queda de 1.9 pontos percentuais em relação ao mês anterior. Confira os dados dos últimos 12 meses no gráfico abaixo:

“Apesar de mais baixa do que anos anteriores, a taxa de juros do país e a inflação ainda apertam o orçamento das famílias, reduzindo sua capacidade de honrar compromissos financeiros. Além disso, as incertezas econômicas têm levado os consumidores a priorizarem gastos essenciais, adiando o pagamento de dívidas.”, comenta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Na análise por setores, o segmento de “Bancos e Cartões” foi o mais elegido pelos brasileiros na hora de liquidar os débitos (69,4%). “Utilities”, que contempla contas de água, gás e energia, ficou em segundo lugar, com 64,1% dos débitos liquidados em até 60 dias do vencimento em abril. Veja na tabela abaixo as informações dos segmentos na íntegra:

Encargos com valor acima de R$ 10 mil foram os mais regularizados

Em relação ao valor das dívidas, aquelas acima de R$ 10 mil (71,6%) foram as mais quitadas por consumidores inadimplentes em até 60 dias do vencimento ocorrido em abril. Em seguida, estavam as contas custando entre R$ 500 e R$ 1.000 (60,9%) e as até R$ 500 (60,8%). Por último, ficaram as contas entre R$ 2 mil e R$ 10 mil (57,3%) e 1.000 a R$ 2 mil (56,8%).

O indicador também mostrou que as contas com 30 dias de atraso foram as com maior índice de pagamentos no período (76,8%), seguida por aquelas com 60 dias (61,5%), 90 dias (42,1%) e 180 dias (34,5%). As dívidas com vencimento de 1 ano (27,3%) e mais de 1 ano (16,0%) foram as menos escolhidas pelos consumidores inadimplentes para serem sanadas.

Consumidores do Ceará foram os que mais sanaram dívidas em fevereiro

O indicador revelou também que, de todas as Unidades Federativas (UFs) do país, o Ceará foi a que registrou a maior taxa de pagamentos de débitos inadimplidos (71,5%). Em seguida estavam o Rio Grande do Sul (71,0%) e a Paraíba (70,1%) Confira o recorte completo por UFs abaixo:

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, acesse.

Metodologia

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.


Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

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