- Setor de “Utilities” foi prioridade de pagamentos no período (69,49%);
- Contas acima de R$ 10 mil foram as mais negociadas (62,0%).
Dados do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, revelaram que, do total de dívidas vencidas em maio, 58,6% foram pagas ou renegociadas pelos consumidores em até 60 dias do mês de referência, ou seja, em julho. Do total de contas atrasadas sanadas, 66,9% eram do setor de “Utilities”, que engloba contas de luz, água e gás, e 62,9% de “Bancos e Cartões”. De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “esse fato reforça o modelo de quitação por prioridade, já que a população precisa consumir cotidianamente tais serviços básicos”. Veja, nos gráficos abaixo, a visão do indicador dos últimos 12 meses e o recorte por segmentos:
Dívidas com valor acima de R$ 10 mil tiveram o maior percentual de pagamento
As dívidas vencidas em maio, cujo valor estava acima de R$ 10 mil, foram as priorizadas pelos consumidores inadimplentes para serem sanadas em até 60 dias do mês de referência. O economista da Serasa Experian explica que, “embora os débitos menores sejam liquidados com mais facilidade, as contas de maior valor geralmente estão associadas a financiamentos de casas e imóveis. Dessa forma, para não perderem esses bens, as pessoas tendem a priorizar o pagamento desse tipo de compromisso”. Confira abaixo os demais percentuais de acordo com o valor das dívidas:
Na análise por região, o Nordeste teve a melhor taxa de recuperação de dívidas inadimplidas em maio e pagas em até 60 dias do mês de referência, com 62,3%% das dívidas negativadas ressarcidas. Em sequência estava o Sul (59,5%), seguido pelo Sudeste (59,3%), Norte (50,8%) e Centro-Oeste (51,3%). Confira os dados por Unidade Federativa (UF) no gráfico a seguir:
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, acesse.
Metodologia
O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.