Desde agosto de 2021, Serviços segue como setor responsável pelo maior volume de requisições]

Dados do Indicador de Falências e Recuperações Judiciais da Serasa Experian mostram que, em janeiro, foram registrados 92 pedidos de recuperação judicial no Brasil, um crescimento de 37,3% em comparação com o mesmo mês de 2022. As empresas do setor de Serviços foram as responsáveis pelo maior volume das requisições (44). Para o economista Luiz Rabi, “o crescimento dos números é o segundo estágio da dificuldade financeira das companhias, sendo a inadimplência o primeiro e que já registra o recorde histórico de 6,44 milhões de CNPJs no vermelho em dezembro de 2022”. Confira a seguir o gráfico e a tabela com dados completos:

Recuperação judiciais requeridas Mês a mês Números completos
Fonte: Serasa Experian
 

Pedidos de recuperação judicial
 

Na análise por porte, as Micro e Pequenas empresas puxaram os pedidos de recuperação judicial (62), seguidas pelas médias e grandes empresas que empataram em 15 requerimentos.

Falências requeridas crescem em 56,5%

Em janeiro de 2023, o total foi de 72 pedidos de falências, um crescimento de 56,5% em comparação com o mesmo mês de 2022. Também foram as Micro e Pequenas Empresas que ficaram com a maior parte dos requerimentos no período (28), sendo a maioria do setor da Indústria (37). Veja os dados completos no gráfico e nas tabelas abaixo:

Falências requeridas Mês a mês Números completos
Fonte: Serasa Experian
 

Pedidos de falência Por porte Por Setor
 

Clique aqui e veja a série histórica do indicador na íntegra.


Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 21.700 pessoas em 30 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.