Segundo estudo desenvolvido pela área de Decision Analytics da Serasa Experian, em janeiro de 2018, o número de consumidores inadimplentes no país era de 60,1 milhões. Na comparação com dezembro de 2017 (60,4 milhões), o índice teve queda de 0,5%, ou seja, a segunda consecutiva, já que em dezembro x novembro o indicador já tinha caído 1,15%. O montante alcançado pelas dívidas em janeiro deste ano foi de R$ 265,6 bilhões, com média de quatro dívidas por CPF, totalizando R$ 4.420 por pessoa.
Segundo os economistas da Serasa Experian, a queda da inadimplência dos consumidores, tanto em dezembro/17 quanto em janeiro/18, reflete a maior utilização do 13º salário na quitação das dívidas em atraso, inclusive com os consumidores aproveitando os descontos oferecidos pelos credores em feirões de renegociação de dívidas promovidos no fim do ano passado. Além disto, a manutenção da inflação e dos juros em patamares baixos e a melhora gradual na situação da renda e do emprego favorecem o recuo da inadimplência.
Informações por segmentos:
Apesar de as dívidas atrasadas com bancos e cartões de crédito terem a maior representatividade dentro do índice, a queda em janeiro deste ano foi puxada principalmente pelo segmento de Utilities (água, luz e gás), que caiu 0,5 p.p em relação a dezembro de 2017 (veja abaixo tabela completa de segmentos).
A maior concentração dos negativados está no gênero masculino, que representa 50,9% dos inadimplentes. As pessoas com idade entre 41 e 50 anos representam a maior parte (19,6% do total) dos consumidores com débitos vencidos. Em segundo lugar no ranking de participação entre os inadimplentes estão os jovens de 18 a 25 anos, que respondem por 14,4% do total. Veja, na tabela abaixo, os percentuais referentes a todas as faixas etárias:
Inadimplência concentrada na região Sudeste
Segundo o estudo, a região com maior percentual de pessoas com dívidas atrasadas é a Sudeste, com participação de 45,2%. Na sequência estão: Nordeste, com 25,2%, Sul, 12,8%, Norte, 8,8% e Centro-Oeste, 8,1%.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Empregamos cerca de 16.000 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa www.experian.com/blogs/news.