- 39,6% de compromissos vencidos em setembro foram sanados, número que representa baixa de 5,8 pontos percentuais em relação a setembro de 2023;
- A maioria das dívidas quitadas foi para credores do Varejo (49,9%).
Do total de débitos negativados em setembro de 2024, 39,6% foram pagos ou renegociados pelas companhias inadimplentes em até 60 dias do mês de referência, ou seja, até novembro. Os dados, que são do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, indicam que esse índice representa uma queda de 5,8 pontos percentuais quando comparado com o mesmo período de 2023 e de 2,0 pontos percentuais em relação a agosto de 2024. Veja, a seguir, o levantamento dos últimos 12 meses:

“A taxa de juros elevada dificulta o acesso ao crédito e torna os empréstimos mais caros. Além disso, a piora do cenário inflacionário prejudica as empresas tanto do lado da receita, pois reduz o poder de compra dos consumidores, quanto do lado das despesas, pois eleva os custos operacionais. Consequentemente as margens de lucro são pressionadas aumentando a dificuldade das empresas em quitar dívidas vencidas”, explica a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack.
Na visão por valores das contas inadimplentes, aquelas até R$ 500 foram as que registraram maior porcentagem de pagamentos (49,0%). O menor percentual de quitação ficou com os débitos entre R$ 500 e R$ 1.000 (32,3%). Confira abaixo os demais percentuais de acordo com o valor das dívidas:

Maioria das dívidas pagas foram para credores do varejo
O segmento com a maior parte das dívidas sanadas foi o de “Varejo (49,9%). “Telefonia” foi o que menos recebeu quitação (13,5%). Veja, no gráfico abaixo, os dados das recuperações de dívidas setoriais:

Na análise pela idade das dívidas, aquelas com até 30 dias de vencimento foram as priorizadas pelas empresas inadimplentes (52,7%). O ranking seguiu com as de até 60 dias (39,6%), 90 dias (21,8%), 180 dias (17,4%), contas com mais de 1 ano (10,2%) e as que venceram há 1 ano (6,4%).
Na análise por região, o Nordeste teve a melhor taxa de recuperação de dívidas inadimplidas em setembro e pagas em até 60 dias do mês de referência, com 51,8% ressarcidas. Em sequência ficou o Sul (43,9%), seguido pelo Norte (42,6%), Sudeste (39,2%) e Centro-Oeste (38,9%). Confira os dados por Unidades Federativas (UF) no gráfico a seguir:

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.
Limpa Nome PJ
As PMEs possuem agora um portal exclusivo para renegociação das suas dívidas com melhores condições, o Limpa Nome PJ. Neste portal, além das negociações é possível ter acesso a diversos outros serviços. Para consulta do seu Score PJ, realização de outras tarefas de gestão ou para limpar seu CPNJ, aprimorando a saúde financeira do seu negócio, acesse: https://empresas.serasaexperian.com.br/limpa-nome.
Solução Serasa Experian para Recuperação de dívidas
Recuperar crédito pode ser um processo difícil, principalmente quando a empresa precisa cobrar seus clientes inadimplentes ou está com dificuldades financeiras para cumprir com os compromissos financeiros firmados com credores, parceiros e fornecedores. Ter um bom processo de recuperação de crédito é a saída, pois garante que a saúde financeira do negócio não seja prejudicada. Para isso, é necessário entender o perfil dos devedores, as regras de cobrança e as legislações vigentes para não gerar problemas maiores.
Com a solução de Recuperação de Dívidas da Serasa Experian, desenvolvida exclusivamente para pequenas e médias empresas, os empreendedores economizam tempo e dinheiro, além de evitar desgastes por conta de inadimplência. Mais informações estão disponíveis aqui.
Metodologia
O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.