• Apesar do percentual nacional ter sido negativo, a maioria das Unidades Federativas registraram alta no período;
  • Rio Grande do Sul registrou a maior queda (-11,7%) entre os estados;
  • Consumidores que recebem até R$ 500 tiveram a menor retração na demanda por crédito (-0,8%).

Em maio, na comparação com o mesmo mês de 2023, a demanda dos consumidores por crédito marcou queda de 2,9%. Os dados são do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian e mostram, ainda, que todas as faixas de renda tiveram retração. A menor baixa foi registrada entre os consumidores que ganham até R$ 500 mensais (-0,8%) e a maior na faixa daqueles que recebem entre R$ 5 a R$ 10 mil (-5,2%). Confira nos gráficos abaixo os dados mês a mês e por faixas de renda:

Gráfico e tabela da Serasa Experian com dados sobre o indicador Demanda dos Consumidores por Crédito atualizado em Maio de 2024
 

"A queda anual do indicador foi menos acentuada do que a registrada no ano anterior, o que pode sinalizar uma reação positiva nos próximos meses, impulsionada pela redução das taxas de juros e da inflação. Contudo, embora a inadimplência esteja estável, ela permanece alta, o que sugere que os consumidores ainda estejam concentrados em quitar seus compromissos financeiros já existentes e não buscar por recursos financeiros sem ter condições de arcar com eles", avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Maioria das UFs apresentaram alta no período

Em maio, a demanda por crédito dos consumidores apresentou crescimento na maioria das Unidades Federativas (UFs). Entre os estados que se destacaram nesse movimento, o Amapá (12,7%), o Amazonas (10,9%) e o Acre (10,8%), que registraram as maiores altas. O Rio Grande do Sul teve a maior queda entre todas as UFs (-11,7%). “Essa retração é atribuída às consequências da catástrofe climática que assolou a região, afetando severamente a economia local”, avalia Luiz Rabi. Veja, no gráfico a seguir, o detalhamento estadual:

Gráfico e tabela da Serasa Experian com dados sobre o indicador Demanda dos Consumidores por Crédito dividido por UF e atualizado em Maio de 2024
 

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.


Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.