Indicadores

21 de dez 2023

Demanda do consumidor por crédito tem alta de 1,0% em novembro, aponta Serasa Experian

  • Desde maio de 2022 que o indicador não marcava movimento positivo;
  • Crescimento foi observado em 15 Unidades Federativas do país, com destaque para o Amazonas;
  • Economista avalia que o efeito é devido as recentes reduções da taxa de juros e da inflação no país.
Novembro registrou alta de 1,0% na busca dos brasileiros por recursos financeiros, em comparação com o mesmo período do ano passado. Esse é o primeiro número positivo desde maio de 2022, conforme o Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito. Confira no gráfico abaixo os dados dos últimos 12 meses:
Gráfico com dados sobre a demanda dos consumidores por crédito mensal
  “Após um ano e meio de declínio, essa elevação revela os primeiros indícios dos efeitos graduais da redução da taxa básica de juros e da inflação. Estamos testemunhando o início de uma trajetória positiva, embora seja esperado que leve alguns meses para alcançarmos resultados mais expressivos", comenta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. Alta na busca do consumidor por crédito em 15 Unidades Federativas Ainda segundo o indicador, a tendência de alta foi identificada em 15 Unidades Federativas (UFs), com destaque para o Amazonas com o maior aumento (14,2%), seguido por Rondônia (7,7%) e Mato Grosso (7,4%). O Rio de Janeiro registrou o maior tombo (-4,1%). Veja o levantamento completo a seguir:
Gráfico com dados sobre a demanda dos consumidores por crédito dividido por UF
  Em relação à renda pessoal mensal, os consumidores que recebem até R$ 500 registraram queda (-0,9%), enquanto os demais tiveram alta entre 1,2% e 1,4%. Veja, na tabela a seguir, o detalhamento completo:
Tabela com dados sobre a demanda dos consumidores por crédito mensal
  Metodologia do indicador O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Serasa Experian

A Serasa Experian é uma Datatech, líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Por meio de tecnologia, de inovação e dos melhores talentos, oferece um portfólio completo para a melhor tomada de decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas a prosperarem. Criada em 1968, a Serasa se uniu à Experian Company em 2007. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos. Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a encontrar novos clientes, autenticar pessoas e se prevenir de fraudes, dar crédito ou vender a prazo com mais segurança, fazer gestão de carteira, cumprir normas ESG ou até fazer cobranças sem impactar o relacionamento. Capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil. Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime. Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

Notícias mais recentes

Mailing icon

Entre no nosso mailing

E-mail cadastrado com sucesso

Erro ao cadastrar

Porta-vozes

Porta-vozes

Aqui você encontra os porta-vozes oficiais da Serasa Experian para cada área de negócio que temos.

Acessar
Indicadores econômicos

Indicadores econômicos

Confira os indicadores da Serasa Experian com base nas análises feitas por nossos especialistas.

Acessar

Entre em contato