• Todas as faixas tiveram queda na procura por crédito no período;
  • Consumidores do Amapá buscaram mais crédito nos seis primeiros meses do ano (9,1%). 

Os dados do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian, revelaram uma diminuição de 1,1% na busca dos brasileiros por recursos financeiros no primeiro semestre de 2024. Esta retração é menor que a registrada em 2023. Confira no gráfico abaixo os dados em detalhes:

"Alguns fatores que podem explicar a redução da disposição dos consumidores em assumirem mais crédito são as taxas de juros ainda estão elevadas, apesar de termos observado uma retração desde o segundo semestre do ano passado, e o alto nível de inadimplência das pessoas que representa um risco para os credores, por isso eles diminuem as ofertas de recursos”, explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. O especialista também observa que a menor retração em comparação com os primeiros seis meses de 2023 pode indicar uma melhoria gradual na confiança do consumidor.

No recorte por renda mensal dos consumidores, todas as faixas expressaram queda na procura por crédito no primeiro semestre do ano. A diminuição foi mais acentuada na faixa de renda até R$ 10 mil (-2,6%), enquanto a menor ficou entre R$ 500 a R$ 1 mil (-0,5%). Veja os dados na detalhados na tabela abaixo:

Amapá teve o maior aumento no primeiro semestre

Ao analisar as Unidades Federativas (UFs), o levantamento aponta que os consumidores do Amapá tiveram a maior procura na demanda por crédito considerando os seis primeiros meses de 2024 (9,1%). Em segundo lugar ficou o Acre (6,5%), seguido por Roraima (6,4%), Alagoas (5,2%) e Espírito Santo (4,8%). Confira a seguir o gráfico com o levantamento completo:

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.


Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.