• 22 Unidades Federativas (UFs) tiveram crescimento na busca pelo recurso financeiro, com destaque para o Espírito Santo (11,8%);
  • O setor que engloba as categorias “Primário”, “Financeiro” e “Terceiro Setor” foi a que mais demandou crédito em 2024 (10,0%).

O Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, registrou aumento de 2,3% no acumulado de 2024 em comparação a 2023. Os grandes negócios impulsionaram o índice e fecharam o ano com 4,8% da busca pelo recurso financeiro. Em seguida, estavam as médias empresas com 3,2% e os empreendedores de pequeno porte com 2,3%. Confira, no gráfico a seguir, o detalhamento dos últimos 10 anos e a tabela de comparação 2023 x 2024 por porte:

“A atividade econômica aquecida e, eventualmente, a necessidade de capital para expansão são fatores que impulsionaram a demanda das grades empresas por crédito em 2024, apesar do ambiente desafiador dos juros. A gestão financeira mais estruturada das grandes permite uma tomada de decisões mais calculada sobre o endividamento. Para as micro e pequenas empresas o ambiente de crédito acaba sendo mais restritivo. Entretanto, houve crescimento de 2,3% na demanda pelo crédito em 2024 refletindo o ambiente econômico positivo. O efeito do atual ciclo de elevação dos juros, que começou em setembro/24, impactará de maneira relevante essa dinâmica ao longo de 2025”, explica a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack.

Na comparação por setor, a categoria “Demais”, que engloba “Primário”, “Financeiro” e “Terceiro Setor” foi o que apresentou maior crescimento na demanda por crédito durante o ano (10,0%). O segmento do “Comércio” registrou o menor (0,4%). Veja os dados na tabela a seguir:

Na análise por região, 22 Unidades Federativas (UFs) tiveram crescimento na busca pelo recurso financeiro. Espírito Santo foi o destaque (11,8%), seguido por Amapá (7,0%), Rondônia (6,1%), Tocantins (5,5%) e Santa Catarina (4,8%). A maior retração foi sentida pelas empresas do Distrito Federal (6,7%). Veja, a seguir, o detalhamento por UFs:

Variação anual também registra alta

O mês de dezembro de 2024 marcou crescimento de 5,0% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, com as micro e pequenas empresas puxando o aumento na demanda por crédito (5,4%). Veja o levantamento no gráfico e na tabela a seguir:

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Limpa Nome PJ 

As PMEs possuem agora um portal exclusivo para renegociação das suas dívidas com melhores condições, o Limpa Nome PJ. Neste portal, além das negociações é possível ter acesso a diversos outros serviços. Para consulta do seu Score PJ, realização de outras tarefas de gestão ou para limpar seu CPNJ, aprimorando a saúde financeira do seu negócio, acesse: https://empresas.serasaexperian.com.br/limpa-nome.


Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.