Segmento de Bancos e Cartões representou a maior parcela de quitações em até 60 dias após a negativação (74,5%)
De acordo com o Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, em fevereiro deste ano, os consumidores brasileiros regularizaram 62,4% das contas atrasadas em até 60 dias após a negativação. O número representa uma oscilação de -1,1 ponto percentual em relação ao mês anterior, quando o levantamento registrou 63,5%. Confira os dados completos no gráfico abaixo:
O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, avalia que “os índices de recuperação de crédito tendem a acompanhar a crescente da inadimplência dos consumidores, assim como as altas dos juros bancários causados pela Selic. É importante ressaltar que temos hoje uma das taxas básicas de juros mais caras do mundo, e esta impacta diretamente em tudo que se refere ao crédito na economia”.
Na análise por setor, com exceção de “Utilities”, “Telefonia” e “Outros”, todas as outras categorias apresentaram percentuais maiores em relação a janeiro. O segmento de “Bancos e Cartões” foi o mais elegido pelos brasileiros na hora de liquidar os débitos. Veja na tabela abaixo as informações na íntegra:
Encargos com valor entre R$ 500 e R$ 1.000 foram os mais regularizados
Ainda em fevereiro, olhando para o recorte de valor das dívidas, aquelas entre R$ 500 e R$ 1.000 (70,3%) foram as mais quitadas por consumidores inadimplentes em até 60 dias após estarem negativadas. Em seguida estavam as superiores a R$ 10.000 (68,5%), aquelas até R$ 500 (61,9%), as de R$ 1.000 a R$ 2.000 (54,4%), e por último, as contas entre R$ 2.000 e R$ 10.000 (53,7%).
Acre é destaque na recuperação de crédito no país
O indicador revela também que, de todas as Unidades Federativas (UFs) do país, o Acre foi o estado a registrar a maior taxa de pagamentos de débitos inadimplidos. Em seguida estavam Mato Grosso e Sergipe. O Paraná ficou em último lugar, com o menor percentual. Confira o recorte completo por UFs abaixo:
Metodologia
O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui!
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Empregamos cerca de 21.700 pessoas em 30 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de inovação para as últimas notícias sobre a empresa.