• Maior demanda veio de Agroindústrias de Transformação, que usam matéria-prima
  • Modelo preditivo pode mitigar riscos ao indicar instabilidade financeira antes da RJ

Novos dados da Serasa Experian mostraram o cenário de recuperação judicial para as empresas relacionadas ao agronegócio no país. As informações revelaram que 82 desses negócios buscaram esse recurso no primeiro trimestre de 2024. Comparando com o período de 2023, o número se manteve e, na série histórica, essas foram as quantidades recordes de demandantes desde 2018. Veja:

Gráfico da Serasa Experian com comparativo do primeiro trimestre de 2024 sobre o número de solicitações de recuperação judicial de empresas relacionadas ao agro
 

De acordo com o head de agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta, “é importante reforçar que não estamos vivendo uma crise generalizada no agronegócio brasileiro, pois a maior parte do setor segue atuando normalmente. Ainda assim, seguimos recomendando para que os produtores e empresas ligadas ao agro organizem suas finanças e, se necessário, busquem pela renegociação de dívidas. Além disso, temos um novo cenário em que soluções como o Agro Score e instrumentos como o Fiagro Reorg podem ser acessados para prever instabilidades financeiras e auxiliar na jornada de recuperação econômica”.

Previsão de instabilidade financeira poderia reduzir pedidos de recuperação judicial

Dados do Agro Score da Serasa Experian, solução que entrega análises específicas para o setor e prevê o risco de inadimplência dos produtores rurais e empresas ligadas ao agronegócio, comprovam que o uso de modelos preditivos pode identificar perfis propensos à recuperação judicial. Dessa forma, ao aplicar esse tipo de tecnologia, os credores são capazes de tomar decisões mais seguras, evitando, indiretamente, o número de requisições do recurso que, segundo o head de agronegócio da Serasa Experian, deve ser utilizado apenas como última opção.

Essa identificação acontece porque o monitoramento de dados do Agro Score pode registrar, com vários meses de antecedência, os perfis de produtores rurais ou de empresas agro que já apresentavam sinais de instabilidade financeira. Ou seja, trata-se de uma análise que mitiga riscos da concessão de crédito.

No gráfico abaixo podemos observar o exemplo mencionado, em que o Agro Score médio das empresas relacionadas ao agro era significativamente maior do que o daqueles que solicitaram recuperação judicial, mesmo três anos antes do pedido. Além disso, também é possível observar como a curvatura de pontuação do modelo preditivo segue caindo mesmo antes da solicitação. Confira no gráfico a seguir:

Gráfico da Serasa Experian com dados do primeiro trimestre de 2024 sobre o número de solicitações de recuperação judicial
 

Agroindústrias de Transformação foram os tipos de empresa mais demandantes

Ainda sobre os primeiros três meses de 2024, os dados da Serasa Experian revelaram que as Agroindústrias de Transformação, ou seja, aquelas que utilizam como insumo ou matéria-prima algum produto de origem agropecuária, foram as mais demandantes, totalizando 38 companhias. Em seguida, estavam os Comércios Atacadistas de Produtos Agropecuários e os negócios de Serviços de apoio à agropecuária. Veja o número de solicitantes na íntegra:

Gráfico da Serasa Experian com comparativo do primeiro trimestre de 2024 sobre o número de solicitações de recuperação judicial de empresas relacionadas ao agro divididas por setor
 

São Paulo e Mato Grosso foram os que mais buscaram o recurso no trimestre

De acordo com os dados do primeiro trimestre de 2024, tanto o Estado de São Paulo, quanto o Mato Grosso registraram o maior número de CNPJs da cadeia agro que buscaram recuperação judicial. Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina vieram em seguida. Confira a quantidade de demandantes por UF no gráfico abaixo:

Gráfico da Serasa Experian com comparativo do primeiro trimestre de 2024 sobre o número de solicitações de recuperação judicial de empresas relacionadas ao agro divididas por UF
 

Metodologia

O levantamento inédito feito pela Serasa Experian foi construído a partir das estatísticas dos processos de recuperações judiciais no Agronegócio registradas mensalmente na base de dados da companhia, provenientes dos tribunais de justiça de todos os estados. Estão contemplados nesse levantamento empresas demandantes do recurso analisado que possuem Classificação Nacional de Atividade Econômica (CNAE) principal constante no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da cadeia agro, excetuando os produtores rurais. Além disso, a análise Estadual é realizada de acordo com a Unidade Federativa atrelada ao CNPJ do demandante.


Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo. Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.

Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria. Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.

Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.