Informações entregues via WhatsApp trazem inovação ao cenário agrícola e facilitam pedidos de repique; demo da solução será apresentado no 12º Congresso Andav
Acompanhando as tendências de mercado e as necessidades do agronegócio brasileiro, que tem se tornado cada vez mais tecnológico, a Serasa Experian está desenvolvendo o Chatbot Agro, solução que utiliza inteligência artificial com a base de dados da plataforma Brain e as informações recém adquiridas da Agrosatélite, para em até 90 segundos, entregar análises de crédito simplificadas e seguras para fornecedores de insumos, distribuidores ou agentes de indústrias rurais. Beneficiando também o produtor, que aguarda a concessão e precisa de acesso rápido ao recurso financeiro em toda sua jornada produtiva, o Chatbot Agro pode ser consultado via WhatsApp e funciona de forma prática automatizada. Confira nas fotos:
Fonte: Serasa Experian
O Chatbot Serasa Experian Agro, é uma solução ágil e flexível para tomadores de decisão em campo, onde o acesso a um desktop pode ser limitado ou inexistente. Utilizando inteligência artificial, o Chatbot pode fornecer informações relevantes, análises de dados e insights em tempo real, diretamente em um dispositivo móvel. Isso permite que os tomadores de decisão acessem informações críticas e façam escolhas informadas rapidamente, mesmo em ambientes remotos ou desafiadores, mantendo-se conectados às informações essenciais que guiam o processo de decisão.
Além de todos os benefícios a nova ferramenta será capaz de otimizar um processo muito comum no agronegócio, como explica o diretor executivo de Operações do Agronegócio da Serasa Experian, Renato Girotto, “a concessão de crédito do segmento de insumos é, geralmente, feita uma vez por ano, quando o produtor prevê a quantia que vai precisar para custear todo seu ciclo produtivo. No entanto, podem ocorrer situações adversas, como mudanças climáticas ou condições não esperadas, que tornam necessário os pedidos de repique, ou seja, demandas de crédito que excedem o que tinha sido estimado, mas auxiliam na continuidade da produção sem grandes prejuízos. Para isso, em um cenário seguro, as avaliações de perfil financeiro e socioambiental deveriam ser refeitas”.
“Hoje, o Chatbot que estamos desenvolvendo especificamente para o setor rural trará um benefício a mais para os credores, pois antes dessa nova solução e da plataforma Brain eles acabavam com apenas duas opções: conceder o crédito correndo riscos graves de inadimplência, reputação, imagem e até multas relacionadas ao ESG ou não aceitar o empréstimo, deixando de fazer negócio e dificultando a atuação do produtor.