• Informações socioambientais e imagens de satélite devem otimizar governança para gestão dos riscos associados também às CPRs e Garantias Reais
  • Companhia lança solução tecnológica inédita durante Congresso ANDAV deste ano

Atualmente é possível identificar que as tradings e fornecedoras de insumos agrícolas – fertilizantes, defensivos etc. – têm destinado parte significativa de seus produtos e investimentos às práticas de barter para o agronegócio. Por isso, a Serasa Experian, primeira e maior datatech do país, desenvolveu o “Agro Report”, solução que promete democratizar, ainda mais, as informações sobre lavouras brasileiras para toda a cadeia agropecuária.

Com foco em análise de dados, a solução combina diversas informações públicas com dados proprietários da companhia sobre critérios socioambientais e imagens de satélite para, entre tantas funções, impulsionar esse modelo de financiamento rural tão utilizado no país. “Vemos a importância das técnicas de barter quando identificamos que são capazes de beneficiar safras inteiras de  importantes culturas, como por exemplo a soja, que ainda pode expandir até 36,6 milhões de hectares sem derrubar nenhuma árvore”, explica o diretor de novos negócios agro da Serasa Experian, Joel Risso.

O “Agro Report”, desenvolvido de forma inédita pela companhia, disponibiliza relatórios personalizados e especializados que otimizam a governança dos riscos associados não só ao barter, mas às CPRs, Garantias Reais e Compliance Socioambiental. Com os relatórios de fiscalização por sensoriamento remoto é possível avaliar o que está acontecendo com uma lavoura inteira, ou seja, dados sobre área plantada, confirmação do plantio, cultura e colheita.

A solução funciona como um módulo dentro de uma plataforma proprietária desenvolvida pela companhia, servindo como um marketplace para emissão de relatórios. Um diferencial é que os clientes poderão usufruir de um autosserviço, com redução de tempo e custo operacional. Poderão ser geradas análises personalizadas sobre exigências legais, análises detalhadas de desmatamentos, fiscalização de lavouras, valoração de imóveis rurais etc.

Além disso, com a inteligência de dados aplicada ao monitoramento via satélite e ao cruzamento de informações é possível mitigar riscos que poderiam transformar o financiamento em um problema, como o desvio de finalidade ou o comprometimento de safra – em que o plantio e/ou cultura prometidos pelo produtor não está acontecendo ou foi impactado negativamente por eventos climáticos.

“Para otimizar os métodos de negociação do proprietário rural, gerar mais transparência ao setor e fortalecer a adesão das tradings e fornecedores, acreditamos no monitoramento contínuo. Um diferencial que pode comprovar o andamento das safras nas propriedades de interesse de maneira rápida e dinâmica. Afinal, bons negócios são realizados por meio de transações seguras. Com o Agro Report aumentamos o dinamismo da operação ao mesmo tempo em que, através dos dados, ajudamos a mitigar riscos”, finaliza o diretor de novos negócios agro da Serasa Experian.

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em http://www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.