Entenda as principais novidades no setor e como o RH pode se preparar para as mudanças do novo crédito consignado para trabalhadores CLT.

A nova legislação sobre o consignado privado para trabalhadores CLT, sancionada pela Medida Provisória nº 1.292 de 12 de março de 2025, trouxe mudanças relevantes no acesso ao crédito e na forma como ele é operacionalizado pelas empresas.

Desde 21 de março de 2025, qualquer colaborador com carteira assinada pode contratar o empréstimo consignado diretamente pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, sem necessidade de convênio prévio entre a empresa e a instituição financeira.

A nova modalidade altera a responsabilidade dos RHs?

Sim. A nova modalidade amplia o acesso ao chamado Crédito do Trabalhador, tornando o benefício mais democrático para os profissionais CLT. No entanto, ela também traz novas responsabilidades para os departamentos de Recursos Humanos e para as equipes de contabilidade das empresas.

Para entender melhor como essa mudança impacta a operação interna, conversamos com Délber Lage, CEO da SalaryFits — empresa especializada em automação para crédito consignado. Neste artigo, você confere as principais mudanças e dicas práticas para preparar sua empresa.

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O que muda para as empresas?

Délber Lage – “Com a nova regulamentação, todas as empresas privadas com colaboradores CLT no Brasil passam a integrar o ecossistema do consignado privado, independentemente de firmar convênios com instituições financeiras. Essa mudança representa uma ampliação de acesso para os funcionários e, ao mesmo tempo, estabelece novas rotinas e responsabilidades para os empregadores:

Quem tem acesso ao crédito consignado?

  • Colaboradores agora podem contratar crédito consignado privado diretamente, via Carteira de Trabalho Digital, sem intervenção da empresa.
  • O RH é informado somente após a contratação via Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET)”.

A modalidade cria rotinas operacionais? E legais?

Délber – “Sim. A partir de abril de 2025, a empresa passa a ser responsável por:

    • Acessar manualmente o Portal Emprega Brasil para baixar os arquivos dos colaboradores;
    • Inserir os descontos corretamente na folha de pagamento;
    • Escriturar as informações no eSocial;
    • Recolher os valores via guia única do FGTS para a Caixa, que redistribui aos bancos.”

Há exigências legais e risco de penalidades?

Délber – “O empregador que não cumprir os prazos e as exigências do novo modelo poderá ser responsabilizado por perdas e danos aos colaboradores e instituições financeiras. Além disso, há risco de sanções administrativas, civis e até criminais em casos de apropriação indevida dos valores descontados.”

Como o RH pode se preparar para o novo consignado privado?

Délber – “Diante de tantas mudanças, a área de Recursos Humanos precisa atuar de forma estratégica para garantir o cumprimento das novas regras, evitar riscos e transformar esse novo cenário em uma oportunidade de gerar valor para os colaboradores. Algumas dicas, incluem:

Transformar obrigação em benefício

Além de cumprir as novas exigências, o RH pode usar o consignado privado como um diferencial competitivo. Como destaque para algumas iniciativas que podem, não só reduzir o endividamento, como também aumentar a retenção de talentos e a motivação da equipe.

  • Oferecer empréstimo consignado a funcionários com taxas reduzidas e condições facilitadas.
  • Criar um pacote de bem-estar financeiro com benefícios complementares, como:
    • Adiantamento salarial;
    • Educação financeira;
    • Clube de descontos para colaboradores e familiares.

Alinhar RH, financeiro e contabilidade

Como o novo modelo envolve folha de pagamento, escrituração contábil e repasse via FGTS, é essencial que RH, financeiro e contabilidade estejam alinhados para que os processos fluam com segurança e dentro do prazo.

Treinar a equipe para os novos sistemas

O RH precisará lidar com três principais plataformas:

  • DET (Domicílio Eletrônico Trabalhista): para receber as notificações de averbações;
  • Portal Emprega Brasil: para download dos arquivos de desconto;
  • eSocial: para registro das averbações com impacto direto na folha.

Monitorar desligamentos e verbas rescisórias

Em caso de desligamento do colaborador com empréstimo ativo, o RH deverá aplicar corretamente os descontos nas verbas rescisórias, respeitando os limites legais.

Manter a comunicação clara com os colaboradores

É importante explicar que, com o novo modelo, a empresa não intermedia mais a contratação do consignado, mas ainda é responsável pela execução correta dos descontos. Uma comunicação transparente reduz dúvidas e aumenta a confiança dos funcionários.

Adotar tecnologias especializadas

Nesse novo cenário, tecnologia, segurança jurídica e eficiência operacional são indispensáveis — e a fintech SalaryFits surge como a principal parceira estratégica para transformar o desafio em uma oportunidade de valor.

Atualmente, a SalaryFits processa a folha de cerca de 1 milhão de colaboradores para centenas de empresas. Neste novo modelo de consignado, os bancos devem focar inicialmente em clientes já existentes, oferecendo taxas de juros mais competitivas. Já para colaboradores fora dessa base, a tendência é de oferecer taxas ainda próximas da média de mercado atual.”

 

Como a tecnologia da SalaryFits pode ajudar empresas a seguirem o novo modelo de consignado privado?

Délber – “A SalaryFits oferece uma plataforma completa para a gestão do consignado privado para empresas, com benefícios como:

  • Automatização dos descontos na folha de pagamento dos colaboradores, reduzindo tarefas manuais e riscos de erro;
  • Plataforma unificada para todos os tipos de descontos, como adiantamento salarial e benefícios corporativos;
  • Conformidade com as novas exigências legais, como escrituração no eSocial, processamento de dados do Portal Emprega Brasil, cumprimento de prazos legais via Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET) e relatórios de conformidade e auditoria;
  • Suporte técnico especializado e contínuo para o dia a dia da equipe de RH, desde o processamento até a comunicação com os bancos;
  • Relatórios e auditoria que garantem conformidade com o governo e segurança jurídica;
  • Tecnologia com certificações internacionais de segurança, com protocolos rígidos de proteção de sensíveis de empresas e funcionários;
  • Ferramenta de antifraude integrada, que oferece uma camada extra de segurança em todo o processo, especialmente no relacionamento com as instituições financeiras — um ponto crítico diante do aumento de tentativas de golpe;
  • Ampla experiência de mercado, com mais de 25 anos de atuação, conectando empresas, bancos e colaboradores com eficiência”.

Com todas essas funcionalidades, a SalaryFits se posiciona como uma parceira estratégica para as empresas que desejam se adaptar rapidamente e com segurança ao novo modelo de crédito consignado privado. “Ao automatizar processos, garantir conformidade legal e oferecer suporte especializado, a plataforma permite que o RH foque no que realmente importa: cuidar das pessoas”, completa.

Agora que você já entendeu o que muda para os RHs com o novo consignado privado, conte com a tecnologia da  SalaryFits para garantir eficiência, segurança e tranquilidade em cada etapa do processo.

Quer aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre essa nova modalidade e entender o impacto direto para o colaborador? Acesse a página especial da Serasa e confira tudo sobre o crédito consignado privado.

Sobre a SalaryFits: a SalaryFits faz parte da Serasa Experian e é a melhor solução para empresas que querem o melhor para seus funcionários. Por meio do nosso app e portal digital, oferecemos os produtos e serviços mais desejados pelos funcionários brasileiros, com as melhores condições do mercado.