Dependendo do volume de negócios que uma empresa faz diariamente, o uso de plataformas que aceleram as decisões é uma ação fundamental para mitigar riscos de fraude e melhorar a sua eficiência operacional.
Prevenção à fraude é um tema mandatório para as empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, em um cenário econômico que ainda lida com os desafios da alta inadimplência e do aumento do custo de vida no Brasil. Em um recente evento realizado para os principais players do setor financeiro, essa demanda ficou bem evidente nas falas dos maiores especialistas do segmento, e na quantidade de decisores interessados em conhecer melhor as funcionalidades presentes em soluções antifraude como as da Serasa Experian.
Hoje em dia, os riscos ligados a ameaças reputacionais (como um vazamento de dados sensíveis, por exemplo) estão entre as vulnerabilidades mais preocupantes para uma empresa. O chamado dano de imagem pode ferir a credibilidade que foi construída ao longo de anos de existência, e uma crise reputacional sem a gestão adequada pode causar o afastamento dos clientes e fornecedores das relações comerciais, gerando como consequência os prejuízos financeiros.
É por isso que nós decidimos falar sobre os benefícios de usar plataformas antifraude para a proteção das empresas que possuem um maior volume de negócios. Essas ferramentas são capazes de agregar inteligência e gerar análises ainda mais completas a partir de um volume bem maior de dados, oferecendo subsídios para melhores decisões comerciais e facilitando as estratégias de vendas. Confira!
Neste conteúdo você vai ver
O cenário de fraudes no Brasil em 2023
Em 2023, ainda estamos vivendo um momento econômico delicado no Brasil, em que quase 72 milhões de pessoas (números consolidados de maio) sofrem diariamente com as consequências da inadimplência. Com recordes históricos deste índice sendo registrados todos os meses, é cada vez mais importante estudar e entender o cenário de fraudes para saber onde estão as principais vulnerabilidades da sua empresa, para que ela não seja alvo dos golpistas a qualquer momento.
Apesar da estagnação do crescimento da indústria, setores como o de serviços e o varejo já dão sinais, mesmo que ainda discretos, de avanço e crescimento – e encontram suporte em uma queda também gradual da inflação. Essa combinação significa mais gente querendo consumir, e, consequentemente, mais criminosos tentando burlar etapas de segurança para assumir outras identidades e colocar em prática as suas fraudes.
O que é uma plataforma antifraude
Plataforma antifraude é uma solução que usa tecnologia de ponta para fazer análises mais completas sobre grandes massas de dados e, na sequência, as transforma em uma decisão única de negócio. É uma recomendação clara a respeito da atual situação financeira da pessoa que tentou acessar algum sistema da empresa.
Dois grandes exemplos de plataforma antifraude que a Serasa Experian tem em seu portfólio são o Orquestrador e o Motor de Risco. A característica básica deles é a possibilidade de agregar em uma mesma ferramenta as competências de diversas soluções, mas os dois tipos vão entregar suas recomendações de maneira diferente.
Com o Motor de Risco, a empresa pode determinar e ajustar suas regras de negócio e políticas de aprovação de clientes com base nas necessidades identificadas pelo setor de fraude. A partir da escolha das soluções, o motor passa a funcionar com base na “calibragem” que um “piloto” vai estabelecendo, com base na atualização constante das estratégias antifraude definidas pela empresa.
Já o Orquestrador, que também é capaz de combinar todas as nossas soluções, usa as capacidades de cada funcionalidade para propor um olhar mais abrangente. Ele avalia se uma simples negativação indica algum problema isolado, se a empresa está em risco diante de uma situação que pode ser mais crítica, e devolve uma decisão automatizada, gerada a partir de regras que já foram pré-definidas na plataforma.
Como funciona uma plataforma antifraude?
O funcionamento de uma plataforma antifraude é semelhante ao uso de qualquer solução voltada para esse tema. A diferença é que, na plataforma, a capacidade de processamento dos dados é muito maior, assim como a quantidade de aspectos avaliados pelas diferentes soluções que ali estão conectadas.
As plataformas antifraude podem explorar diversos tipos de tecnologia, e uma das que mais se destaca nesse cenário é o aprendizado de máquina (ou machine learning). Quando a ferramenta é construída a partir dessa premissa, todas as consultas feitas na base irão servir de aprendizado para o modelo, para que a próxima análise seja melhor – e, assim, sucessivamente.
Como exemplo, a solução de Biometria Facial da Serasa Experian é capaz de determinar se há alguém vivo por trás de uma captura de selfie, e se a pessoa que está tentando fazer aquele acesso é realmente quem ela está dizendo ser. Quando um orquestrador está em ação, essa análise passa a ser capaz de combinar a Biometria Facial com a Documentoscopia – validação automática de um documento físico pessoal, que esteja sendo mostrado ao lado do rosto na captura da selfie.
Essa capacidade de agregar pontos de vista diferentes a respeito do mesmo cliente é essencial para quem pretende tomar decisões de forma ágil, sem abrir mão de uma avaliação bastante criteriosa de todos os cenários. Afinal, pior do que sentir no bolso o impacto das decisões tomadas com poucas informações, é ver os negócios serem impactados pela perda de um bom cliente que foi barrado no momento errado.
Com o conceito ‘cebola’, que é facilmente aplicado ao caso de uso de um orquestrador, as camadas de proteção vão sendo sobrepostas de maneira a aumentar o poder dessas recomendações. Quanto mais camadas, menor a chance de um falso positivo/falso negativo.
Como aumentar a segurança com uma plataforma antifraude
Com todos os pontos que reforçamos acima, a principal pergunta que ainda falta responder é: existe alguma plataforma antifraude que é melhor no mercado brasileiro? Bem, no blog da Serasa Experian, a gente já até falou sobre como acertar na escolha da melhor solução para quem tem um e-commerce. Mas a resposta é: a melhor plataforma antifraude para a sua empresa é aquela capaz de se adaptar às características do seu negócio e entregar proteção em todos os pontos de contato de um possível fraudador com os seus ambientes transacionais.
É por isso que nós criamos uma jornada de ponta a ponta, que oferece os tipos mais eficientes de proteção para os nossos clientes, com o mínimo atrito possível. São diversas soluções que representam o que há de mais completo em prevenção e, quando combinadas, podem criar uma barreira muito mais forte e eficiente em torno dos seus negócios, impedindo o acesso (e o sucesso das ações) dos fraudadores.
Entenda, em frases curtas, quais são todas essas capacidades!
Cadastro e Know Your Customer
Combinação entre inteligência analítica e a base de dados mais completa da América Latina, que identifica clientes e automatiza processos de cadastro e onboarding.
- Verificação cadastral: identifica dados cadastrais de CPFs e CNPJs
- Score de fraude: classifica graus de risco a partir do CPF informado
- Alerta Perfil Laranja: detecte perfis de laranjas com uma solução pioneira
- Lista PEP: identifique riscos ligados a políticas de prevenção contra lavagem de dinheiro
- Quiz antifraude: autentique clientes por perguntas que só ele sabe responder
Biometria Facial
Autenticação de usuários de forma rápida e segura, a partir do reconhecimento facial de uma selfie e com o poder da base de mais de 100 milhões de faces únicas de brasileiros.
- Liveness 3D: captura segura de selfie facial que representa uma prova de vida
- Autenticação Biométrica Cadastral: compara CPF e selfie com uma base biométrica (1:N)
- Autenticação Biométrica Transacional: compara CPF + selfie com a sua base (1:1)
Risco de Dispositivos
Device ID poderoso que autentica em tempo real o dispositivo do usuário, seja qual for o ambiente em que ele está ou quais atributos foram coletados.
- Análise de dispositivos: avalia os hábitos de um usuário em relação ao seu device
Verificação de Documentos
Autenticação de documentos em tempo real, desde a captura, análise ou reconhecimento facial, com base nas regras e padrões de formatação que estão em vigor no Brasil.
- Captura de documentos: identifica automaticamente os principais documentos físicos
- Autenticação documental: extrai informações (OCR) para autenticar a identidade
- Face match: compara a foto do documento com a selfie enviada pelo usuário
Cuide bem da proteção dos seus negócios
A Serasa Experian oferece soluções antifraude capazes de aumentar a proteção das empresas de todos os portes e segmentos de mercado. Quando precisar de um motor de riscos de fraude ou de um orquestrador para combinar funcionalidades e acelerar seus processos de onboarding, login ou etapa transacional, conte com a experiência e a fluidez das nossas soluções de Autenticação e Prevenção à Fraude, que protegem empresas como a sua em uma experiência sem atritos.
Para solicitar o contato de um dos nossos especialistas e falar sobre as soluções ou sobre a orquestração, acesse o site e preencha o formulário. Na Serasa Experian, a gente sabe quem é quem.