Saber o que é um sistema antifraude e como ele pode ser utilizado pode fazer grande diferença na saúde financeira do seu negócio digital. Afinal, com o passar dos anos, as práticas criminosas estão ficando cada vez mais eficientes no ambiente online, conseguindo acessar dados e sistemas de empresas com maior facilidade.

Para você ter uma ideia, segundo os dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, até dezembro de 2023, ocorreram quase 10 milhões de tentativas de golpe de identidade. Nesse sentido, fica clara a importância de dispor de soluções tecnológicas antifraude que impeçam esses ataques.

Neste post, você entenderá como funciona um sistema de prevenção à fraude e os tipos de golpes que podem afetar seu negócio, além de conhecer os benefícios de adotar essa ferramenta na sua empresa. Boa leitura!

O que é antifraude?

Um sistema antifraude é um conjunto de aplicações, funcionalidades e soluções que tem como objetivo aumentar a proteção de uma plataforma contra tentativas fraudulentas de pagamentos e golpes.

Dessa forma, ele utiliza tecnologias como inteligência artificial para impedir ataques de diversos tipos de fraudadores digitais e analisar informações relativas às vendas e compras, tornando-as seguras.

Quem já realizou alguma transação financeira em meios digitais pode perceber como o processo costuma ser bem prático. Na maioria das vezes, basta informar dados do cartão de débito ou crédito e fechar a compra facilmente. Por isso, indivíduos mal-intencionados aproveitam toda essa facilidade para praticar fraudes.

Podem ocorrer diversas tentativas de invasão nessas plataformas, e, diferentemente das transações financeiras presenciais, toda a responsabilidade é da empresa. Além de prejudicar a credibilidade do negócio, golpes bem-sucedidos podem causar prejuízos jurídicos para a organização.

Como as ferramentas antifraude funcionam?

As tecnologias antifraude funcionam como uma camada de proteção e garantem que a transação financeira seja legítima. Assim, essas tecnologias são acionadas antes da conclusão da compra, passando por uma análise na qual o comportamento do cliente também é avaliado.

Desse modo, o sistema cruza dados do usuário e pode bloquear a compra se ele for considerado suspeito na tentativa de realizar a transação.

Para identificar essas situações, são tomados como base diferentes parâmetros próprios dessa ferramenta. Além disso, os métodos podem variar de acordo com o sistema contratado, como um modelo de prevenção à fraude em camadas. Apesar disso, essas ferramentas sempre funcionam para assegurar a segurança da transação.

Quais suas principais aplicações?

Um sistema antifraude atua com critérios inteligentes na identificação de atividades suspeitas. Normalmente, práticas que saem da realidade do usuário são acompanhadas com atenção por essas ferramentas. Veja, a seguir, algumas aplicações executadas pelo sistema antifraude.

Verificação de cartão

A primeira aplicação de um sistema antifraude é a possibilidade de realizar uma verificação de cartão para compreender a validade de uma transação. Por exemplo, com o Cadastro KYC da Serasa Experian, aplicamos nossa inteligência analítica para identificar o risco de fraude que está por trás de uma transação online.

Com isso, as empresas conseguem garantir a segurança de seus clientes com aprovações seguras, evitando atritos, além de reduzir o número de chargebacks, multas e o tempo de respostas para situações de perigo. Interessante, não é?

Verificação cadastral

O processo de verificação cadastral envolve diversos aspectos, auxiliando na segurança da sua empresa e garantindo uma baixa fricção na jornada do seu cliente. Isso ocorre por meio de um estudo para compreender se os dados são verdadeiros, analisar o rating cadastral, e, por fim, é recebida uma recomendação segura.

De modo geral, a autenticação dos dados de CPF ou CNPJ em tempo real pela Verificação Cadastral impulsiona a eficiência dos procedimentos de integração digital, facilitando a abertura de contas e o cadastro de clientes em plataformas online e aplicativos.

Score de fraude

O score de fraude é muito semelhante ao modelo mais conhecido da pontuação, o score de crédito. A diferença é que essa aplicação do antifraude apoia sua empresa na identificação de fraudadores que estão usando dados de terceiros.

Dessa forma, é realizada uma avaliação de CPF e de dados cadastrais e um número entre 0 e 1.000 é dado. Nessa escala 0 representa um maior risco de fraude e 1.000 uma menor possibilidade de ser um golpe.

Quais são os tipos de fraude no e-commerce?

Os e-commerces estão expostos a uma variedade de fraudes devido à sua presença no ambiente virtual, tornando-se alvos de fraudadores que utilizam engenharia social. Apesar dessa realidade, há alguns golpes comuns que merecem atenção especial. Continue a leitura para ficar por dentro:

1. Autofraude

A autofraude ocorre quando um consumidor realiza uma compra online legítima, mas, posteriormente, contesta a transação com a operadora do cartão de crédito alegando que não reconhece ou não autorizou a compra. Nessa forma de fraude, o comprador está buscando reverter uma transação válida sem uma justificativa plausível.

Essa prática impacta negativamente os e-commerces de várias maneiras. Por exemplo, resulta em perdas financeiras diretas para o vendedor, que pode ter que arcar com o custo da transação revertida, além de incorrer em taxas de chargeback.

A reputação do vendedor também pode ser prejudicada se as instituições financeiras perceberem um alto número de chargebacks em sua conta, o que leva a restrições ou ao encerramento da conta de processamento de pagamentos.

2. Fraude amigável

A fraude amigável ocorre em situações nas quais alguém de nossa confiança faz uma compra sem sabermos. Geralmente, envolve ações ingênuas ou que não causam grandes danos ao consumidor.

Por exemplo, ela pode ser caracterizada em um cenário no qual uma criança pega o celular da mãe e compra um PlayStation sem ela saber. Nesse caso, a mãe não reconhece a compra e pede o estorno.

Apesar de parecer simples, esse tipo de fraude pode causar grandes prejuízos para o e-commerce, uma vez que os consumidores podem solicitar o estorno do produto. Outra desvantagem para essas situações é a possibilidade de danos de reputação à marca, visto que a pessoa pode acreditar ser algum tipo de golpe ou algo semelhante.

3. Phishing

O phishing é uma forma de fraude que afeta os e-commerces na qual os criminosos tentam enganar as pessoas para obter informações pessoais, como senhas, números de cartão de crédito e outros dados confidenciais. Nesses casos, o fraudador não mira no e-commerce, e sim nos clientes — muitas vezes se passando pela loja virtual.

Normalmente, os golpistas se fazem passar por instituições legítimas, como bancos, empresas de tecnologia ou órgãos governamentais, e enviam mensagens de e-mail, mensagens de texto ou até mesmo telefonemas falsos, solicitando que a vítima clique em links maliciosos ou forneça suas informações.

Os ataques de phishing costumam ser altamente sofisticados e convincentes, utilizando técnicas de engenharia social para induzir as pessoas a agir impulsivamente sem ponderar as consequências. Uma vez obtidas, essas informações podem ser usadas para roubo de identidade, fraude financeira e outros crimes cibernéticos que afetam muito o desempenho das lojas virtuais.

4. Cracking

O cracking está relacionado com o ato de invadir sistemas de computador ou outras redes sem a devida autorização. Isto é, esse é um tipo de ataque no qual os indivíduos buscam explorar as vulnerabilidades dos sistemas da empresa para acessar indevidamente informações confidenciais, causar danos ou interromper o funcionamento do e-commerce.

Os crackers — nomenclatura para os golpistas que aplicam esse tipo de fraude — usam diversas técnicas para atingir seus objetivos, como exposição de falhas de segurança, engenharia social, uso de malwares e mais. Assim que eles acessam o sistema, roubam dados financeiros e informações pessoais. Em casos mais extremos, conseguem assumir o controle total do sistema.

É muito importante reconhecer os perigos desse tipo de fraude no e-commerce, afinal, esse tipo de empresa atua somente no ambiente virtual, fazendo com que suas ações dependam diretamente do bom funcionamento do sistema. Caso o negócio seja afetado por esse golpe, a lucratividade pode diminuir, bem como a reputação da organização pode ser afetada.

5. Fraude de identidade

Como o próprio nome diz, a fraude de identidade diz respeito ao golpe dado a terceiros por meio do roubo de informações pessoais para aplicar outras ações prejudiciais, como a falsidade ideológica.

Isso pode incluir o uso de nomes, números de Seguro Social, datas de nascimento, números de cartões de crédito e outros dados pessoais para abrir contas bancárias, obter crédito, fazer compras, solicitar empréstimos ou cometer outros tipos de atividades fraudulentas em nome da vítima.

Os criminosos conseguem obter informações pessoais de várias maneiras, incluindo roubo de carteiras, invasões de bancos de dados, phishing, malware e outras formas de engenharia social. Uma vez que tenham acesso às informações da vítima, podem causar danos financeiros significativos e prejudicar a reputação da vítima e da empresa.

Para prevenir a fraude de identidade, é importante tomar medidas proativas, como proteger informações pessoais e financeiras, monitorar regularmente, em busca de atividades suspeitas, contas bancárias e cartões de crédito e contar com soluções antifraudes para e-commerce que utilizam a biometria, evitando esse tipo de situação.

Quais os benefícios de adotar um antifraude para sua empresa?

Existem vários motivos que podem fazer com que você decida adotar um sistema antifraude na sua empresa. Selecionamos alguns benefícios a seguir. Continue a leitura e confira:

Segurança

A principal vantagem em adotar um sistema antifraude no seu negócio é a segurança proporcionada em meio à economia global de golpes. Afinal, as informações dos clientes e da empresa ficam protegidas por ferramentas tecnológicas confiáveis.

Assim, você consegue evitar vazamentos de dados, o que ocuparia bastante tempo da equipe, além de prejudicar seus clientes, que teriam grande preocupação no momento de trocar senhas, por exemplo.

Credibilidade

Garantindo a segurança online dos dados sigilosos dos clientes, a credibilidade da sua empresa no mercado aumenta. Afinal, casos de vazamento de informações podem comprometer muito a reputação de um negócio. Nessas situações, os usuários ficam com receio de confiar seus dados pessoais a organizações com histórico de vazamento.

Satisfação dos clientes

Com o cliente percebendo que pode confiar na sua empresa, a satisfação com o serviço aumenta. Isso é importante principalmente quando se trata de instituições financeiras, uma vez que a segurança deve estar em primeiro lugar no momento de oferecer um item para o consumidor.

Garantindo que as informações dos usuários fiquem protegidas, seu negócio demonstra ser sério e comprometido com seus clientes.

Redução de custos

Como os golpes comprometem a credibilidade da sua empresa, eles podem afastar consumidores que poderiam seguir contribuindo financeiramente com o negócio. Desse modo, você sofre com perdas financeiras que podem ser muito difíceis de recuperar.

Além disso, implementar ferramentas tecnológicas com acurácia na prevenção à fraude na sua empresa melhora a produtividade da equipe, uma vez que a validação cadastral é mais ágil, evitando erros de processo e diminuindo custos que poderiam aparecer no caso de fraudes.

Por fim, podemos perceber que saber o que é antifraude faz toda a diferença na segurança do seu negócio. Deixar de contar com essa solução pode gerar impactos negativos nas finanças, além de consequências relacionadas à legislação.

Conte com a solução antifraude da Serasa Experian!

Nada melhor do que contar com uma solução antifraude para e-commerce de alta qualidade e confiabilidade. A boa notícia é que a Serasa Experian tem as soluções ideais para você! Com a Autenticação e Prevenção à Fraude, você tem acesso a uma base de dados de qualidade superior para preservar tanto sua empresa quanto seus clientes.

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil, liderando o setor de soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades. Nosso foco é direcionado às áreas de crédito, autenticação e prevenção de fraudes, guiando as jornadas nessas esferas.

Unimos expertise analítica ao mais abrangente ecossistema de big data do mercado, garantindo a segurança em todas as interações digitais com os clientes. Esse ambiente distingue de forma precisa os usuários autênticos dos fraudadores.

Oferecemos um portfólio diversificado, abrangendo desde análises de risco de dispositivos até verificação de dados cadastrais, documentos e biometria facial. Nossas soluções analíticas identificam comportamentos suspeitos, prevenindo fraudes, enquanto proporcionam uma experiência livre de atritos para os usuários legítimos. Assim, facilitamos os negócios de forma descomplicada. Conte conosco!

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