A verificação de identidade no momento da abertura da conta serve como base para a construção de confiança entre consumidores e empresas. Os usuários esperam uma experiência conveniente e, com a praticidade dos bancos digitais, estão dispostos a procurar alternativas que ofereçam menos atrito.

Segundo o Relatório de Identidade Digital e Fraude da Serasa Experian, 69% das pessoas acham que é extremamente importante ou muito importante que as empresas digitais sejam capazes de identificá-las com precisão. Por outro lado, 36% “provavelmente desistiriam” de uma compra ou transação se tivessem que passar por muitas autenticações no processo.

Em meio à busca por praticidade, há uma preocupação urgente: garantir a integridade das contas abertas e a proteção contra fraudes. De acordo com a Juniper Research, os prejuízos com fraudes de pagamento online excederão US$ 362 bilhões globalmente entre 2023 e 2028.

Neste cenário, a verificação de identidade serve como a primeira linha de defesa na proteção de instituições financeiras e consumidores. Ao validar a identidade dos indivíduos antes de conceder a eles acesso aos serviços, as empresas podem mitigar o risco de roubo de identidade, account takeover e outras ameaças.

Abaixo, apresentamos quatro soluções  a serem consideradas ao desenvolver uma estratégia de verificação de identidade:

Inteligência de Dispositivos: avalia o risco de uma transação por meio da análise do comportamento do dispositivo e do contexto do usuário sem exigir qualquer interação, o que não impacta a experiência do cliente e o dissocia do fraudador.

Verificação Cadastral: autentica os dados de CPF ou CNPJ em tempo real e, a partir dessas informações, otimiza os processos de onboarding digital, abertura de contas ou cadastro de clientes em sites e apps.

Biometria Facial: método consolidado de validação, mas lembre-se de considerar soluções que contemplem a acessibilidade e ofereçam uma experiência de captura intuitiva, independentemente de limitações físicas e cognitivas do usuário e sem viés racial.

Verificação de Documentos: permite que sua empresa autentique o tipo de documento e valide as informações em tempo real, tornando os seus processos de onboarding mais rápidos e seguros.

Além de minimizar o atrito na experiência do usuário legítimo, a combinação certa de dados e camadas de proteção otimiza custos da operação antifraude de sua empresa e reduz a necessidade de revisões manuais.

Também é importante lembrar que, em uma sociedade cada vez mais digitalizada, um processo de verificação de identidade bem elaborado, que gere fricção apenas em situações que fogem de um padrão, aumenta a confiança dos próprios consumidores.

Primeira e maior Datatech do Brasil, a Serasa Experian valida identidades de forma eficiente e segura, utilizando tecnologias avançadas que equilibram segurança e experiência fluida para o usuário legítimo.

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