Com o mundo cada vez mais conectado, é visível a mudança de comportamento das pessoas com as marcas. Para atenderem a expectativa do consumidor cada vez mais alta, as empresas estão aumentando o investimento em inteligência artificial (IA) para oferecerem a seus clientes experiências mais personalizadas e sem atritos.
Hoje, a combinação de dados com tecnologia está sendo bastante utilizada para automatizar o negócio como um todo e não em alguns pontos isolados. Isso quer dizer que o investimento feito nas primeiras etapas do negócio como no estoque, por exemplo, causará um efeito dominó em todo o processo. Ou seja, será possível enxergar benefícios que vão desde a um aumento na agilidade do seu time, maior satisfação do seu cliente e vendas mais preditivas e personalizadas.
Para que o uso da inteligência artificial possa trazer os resultados esperados, é preciso garantir a qualidade da sua base de dados. Trabalhar com informações confiáveis e de qualidade é fundamental para que você possa extrair insights relevantes para a sua tomada de decisão.
Como o uso da inteligência artificial pode ajudar o seu negócio?
Empresas orientadas por dados entendem que a maneira como trabalham com a inteligência artificial e todos seus dobramentos – como Machine Learning e Deep Learning – a favor do seu negócio é o que pode se tornar seu diferencial competitivo. Confira a seguir algumas de suas principais aplicações:
- Ações e campanhas de marketing
Para criar comunicações mais personalizadas, as empresas estão utilizando a inteligência artificial para simplificar a jornada do seu cliente. Ou seja, há um trabalho mais estruturado de coletar insights e fazer análises mais aprofundadas sobre o seu perfil, comportamento e necessidades.
- Prevenção à fraude
O Machine Learning é bastante utilizado em soluções antifraude para detectar padrões de comportamento e transações suspeitas em diferentes etapas da jornada do cliente. Outro benefício é a visão 360° que o analista de fraude terá dos dados, o que facilitará na identificação de quais pontos do processo podem apresentar uma maior exposição ao risco.
- Varejo
Assim como foi explorado no artigo da Fabiana Amaral, nossa Gerente Sênior de Marketing Services, a inteligência artificial está levando o varejo a um outro patamar. A análise e definição do comportamento dos consumidores, sistemas de recomendação, precificação dinâmica e otimização dos estoques são alguns dos principais benefícios percebidos pelos varejistas com o uso dessa tecnologia.
Quer saber mais como a Serasa Experian pode ajudar a sua empresa o a superar seus principais desafios de negócio? Acesse nosso site e confira algumas histórias de sucesso de nossos clientes.