Embora o crime cibernético esteja em constante evolução, o account takeover (ATO) segue como um dos golpes digitais mais recorrentes no Brasil. Para se ter uma ideia, 60% das fraudes identificadas em 2023 pelo AllowMe, agora integrado à Serasa Experian como solução de inteligência de dispositivos, estavam relacionadas ao roubo de contas.
Ciente do dano que esta ação causa a empresas dos mais diversos segmentos, a Serasa Experian apresenta o Guia do Account Takeover, um e-book que reúne as melhores práticas para prevenir o ATO na jornada completa do usuário final.
ENTENDA POR QUE DETECTAR O ATO É TÃO COMPLEXO
São muitos os fatores que tornam o ATO atraente para os fraudadores, a começar pelas variadas técnicas utilizadas para invadir a conta de um usuário. Listamos sete delas neste material, abordando desde phishing e outros métodos de engenharia social até o roubo e furto de celulares – meio pelo qual os criminosos invadem contas bancárias, WhatsApp e outros aplicativos da vítima.
Mas as empresas não só devem saber como o ATO acontece, mas também quando o ATO acontece, já que este golpe não é aplicado apenas no login. Neste e-book, aliás, mostramos como a troca de dispositivo, a alteração cadastral e o reset de senha se tornaram etapas críticas à área de prevenção à fraude por serem um indício de roubo de conta - especialmente quando associadas a outros comportamentos suspeitos.
PREJUÍZO QUE VAI ALÉM DO FINANCEIRO
O roubo de conta permite que o fraudador use dados de terceiros para fazer compras em e-commerces (o que no futuro vira um chargeback), resgate milhas e pontos de fidelidade, altere a conta de destino de reembolso de um beneficiário de uma operadora de saúde, “limpe” uma conta corrente e realize diversas transações bancárias, dentre outros golpes.
Neste guia, no entanto, explicamos como a lista de danos não financeiros às instituições também é extensa – seja pelo impacto negativo à imagem e à reputação das instituições ou pelos riscos judiciais (casos de vítimas que ganham na Justiça o direito à indenização quando sofrem fraudes deste tipo vêm sendo recorrentes).
PROTEJA SUA EMPRESA DO ATO COM QUEM ENTENDE DO ASSUNTO!
Experiência do usuário, soluções antifraude disponíveis no mercado e ROI são outros temas que abordamos a fundo no e-book. Para completar, mostramos como a Serasa Experian, combina inteligência analítica com tecnologia e o maior ecossistema de big data da América Latina para detectar o account takeover, apresentando exemplos de fluxos otimizados de proteção em camadas que mitigam a fraude em diferentes momentos da jornada.
Não perca mais tempo e baixe agora o Guia do Account Takeover para blindar o seu negócio de uma das fraudes preferidas dos criminosos!